Segurança: Reunião define ações mais efetivas em escolas
Durante reunião com gestores escolares na manhã desta sexta-feira, 14, no auditório da Escola Anísio Teixeira, foram apresentadas sugestões de ações mais efetivas de combate à disseminação de notícias falsas (Fake News) sobre as recentes ameaças de possíveis ataques às escolas públicas e privadas em Marabá.
A reunião contou com a presença do comando da Polícia Militar que vem trabalhando em parceria com a Guarda Municipal no trabalho ostensivo de policiamento e rondas nas escolas para aumentar a segurança em torno dos prédios públicos e reduzir os riscos de eventuais atos que possam levar à insegurança a comunidade escolar.
“Estamos com cinco viaturas em rondas nas escolas e trabalhando em parceria com a polícia militar e civil. Já fizemos uma reunião ampliada inclusive com os profissionais da educação e iniciamos um trabalho preventivo nas escolas”, esclareceu Jair Barata Guimarães, Secretário Municipal de Segurança Institucional.
Segurança essa que os alunos já vêm percebendo nas escolas e cada vez mais pedem para que as pessoas não compartilhem informações falsas.
“Primeiramente estão espalhando muitas fake news e quero dizer também para os pais acompanhar os filhos em casa. Aqui estamos bem e estamos sendo monitorados pois hoje tem 35 câmeras”, destaca Izabelle Silva, estudante da escola Anísio Teixeira.
A estudante Larissa Carvalho Guimarães, de 13 anos, pede para os pais ficarem tranquilos e afirma que os alunos estão em segurança.
“Os pais devem ficar tranquilos, pois a polícia está fazendo rondas. Os pais devem se tranquilizar e não compartilhar fotos, pois acabam causando tumulto. Pedimos aos pais que fiquem tranquilos, pois estamos seguros”, reitera.
A Professora Arley Sandra Oliveira, gestora da escola Anísio Teixeira, afirma que o momento é de compartilhar diálogos com pais e responsáveis com o objetivo de superar os problemas.
“Já estamos informando aos pais pelos grupos de mensagens, conversando com eles para tranquilizá-los, pois a escola está empenhada em trabalhar para superar esses problemas. Precisamos ter o máximo de cuidado possível em relação ao compartilhamento das informações e hoje estamos tendo o apoio da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), o apoio das autoridades policiais para poder trabalhar de forma mais tranquila”, ressalta.
Uma rede de proteção está em efetiva ação com integração dos órgãos de segurança para trabalhar em manter o policiamento nas escolas e deixar os pais mais tranquilos.
“É importante saber que temos uma rede de proteção que trabalha com propriedade e muita eficiência. Hoje a Seduc está com planejamento de acompanhamento psicossocial como a contratação de psicólogos e temos parceiros como a PM e Guarda Municipal com as rondas nas escolas. Cada vez mais temos mais efetivos em relação a esse trabalho tanto nas escolas estaduais quanto nas do município, pois trabalhamos numa rede de ensino”, enfatiza o professor Magno Barros, diretor da 4ª Unidade Regional de Ensino (URE).
Texto: Victor Haôr
Fotos: Nathália Costa