Saúde: Doses da AstraZeneca estão disponíveis em 5 UBS ao público que não completou o esquema vacinal
A campanha de imunização contra a Covid-19 continua e as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Marabá dispõem de doses, em todas as etapas de vacinação. No entanto, de acordo com o coordenador de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Marabá (SMS), Fernando Gomes, ainda há um número preocupante de pessoas que não tomaram a 2ª dose da vacina, e aos que receberam o tipo AstraZeneca como 1ª dose, é obrigatório que recebam o mesmo tipo na segunda vez.
“Hoje, Marabá está com uma baixa demanda em relação a esse público. Praticamente 12 mil pessoas não se vacinaram com a segunda dose da AstraZeneca. E a gente quer chamar a população a comparecer às Unidades Básicas para tomar a segunda dose, para ficar imunizado. Aquele público que veio no primeiro momento e tomou aquela dose inicial, pedimos que volte para os postos e complete o esquema”, recomenda.
Atualmente, as doses da AstraZeneca estão disponíveis em 5 UBS, as quais são: Unidade de Saúde da Família (USF) João Batista Bezerra, Marabá Pioneira; UBS Jaime Pinto, bairro Belo Horizonte; UBS Mariana Moraes, Km 07, Nova Marabá; UBS Carlos Barreto, Morada Nova; e UBS Hiroshi Matsuda, Folha 11, Nova Marabá. Além disso, as Unidades João Batista Bezerra e Jaime Pinto têm horário estendido até 22h.
Uma das técnicas de enfermagem da sala de vacina da USF João Batista Bezerra, Marabá Pioneira, Carolina Souza, reitera que várias campanhas já foram realizadas em escolas e em casas, por meio de Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Ainda assim não foi o bastante para imunizar a população, pois segundo ela, muitos chegam na unidade alimentados por notícias falsas a respeito das doses AstraZeneca.
“Eles ficam amedrontados por causa dessas fake news, mas a nossa obrigação aqui na sala de vacina é explicar que eles não devem acreditar em tudo o que se posta na internet, e que na verdade a vacina vai imunizar e evitar a propagação do vírus”, esclarece.
Para a diretora de Atenção Básica da SMS, Sabrina Acioly, é fundamental que o esquema vacinal de todos esteja completo, a fim de manter o município estável em relação ao vírus e evitar novos surtos.
“Hoje nós estamos com as 5 Unidades que dispõem de doses da AstraZeneca em todos os núcleos da cidade. Essas doses, que chegaram para nós, são destinadas a esse grupo que tomou somente uma dose da vacina. Tendo em vista a importância que é o esquema vacinal, pois somente com uma dose, você não está tão protegido. É preciso tomar a segunda dose e posteriormente, após 4 meses, a dose de reforço, e assim sucessivamente, conforme o Ministério da Saúde recomenda”, salienta.
Texto: Sávio Calvo
Fotos: Paulo Sérgio