Educação: Nesta sexta, 28, a Semed vai premiar as vencedoras no concurso “Servindo com Amor”
O concurso “Merendeiras: Servindo com amor”, promovido pela Secretaria Municipal de Educação, por meio do Departamento de Alimentação Escolar, foi realizado no ano passado e a previsão para a premiação das merendeiras vencedoras estava prevista para dezembro, mas como teve que ser adiada, mudando para este sexta-feira, 28 de abril, no Império Eventos, a partir das 17 horas, com participação das merendeiras e demais profissionais da escola, como gestores, professores e coordenadores pedagógicos.
“Neste ano, vamos retomar a premiação que foi suspensa devido ao falecimento de nosso coordenador Augusto Filho e, então, decidimos adiar, pois não era o momento e agora vamos realizar no dia 28 para premiar as merendeiras participantes”, explicou Gláucia Nogueira, coordenadora DAE.
O concurso “Servindo com Amor” teve a participação de 28 merendeiras e ao final três receitas foram escolhidas. Parte da escolha foi feita pelos próprios estudantes. “Das 28, três foram vencedoras do prêmio e a campeã vai ser revelada no dia da premiação e todos os envolvidos na escola estarão neste evento, pois a merenda não é a ponta, ela é fundamental neste processo de ensino”, revela Gláucia Nogueira.
Um dos critérios do concurso era a criatividade das merendeiras para usar dois tipos de proteínas (carne e frango) e mais de dois itens da agricultura familiar. Segundo a nutricionista Fabíola Badu, responsável técnica pelo programa de alimentação escolar, a ideia é valorizar também a agricultura familiar da região. Ela ressalta ainda que as novas receitas estão sendo bem aceitas pela comunidade escolar.
“A gente teve uma grande e boa aceitabilidade. Durante o concurso, a gente acompanhou todos os procedimentos de boas práticas, vestimentas e replicação do cardápio. Tiveram umas caixinhas que as crianças e adolescentes diziam se gostaram ou não. Então, assim, a recusa foi de 0,0 e 0,1. Deu pra ver que a aceitabilidade foi ótima. É bem gratificante quando a gente vê que está sendo bem executado esse trabalho”, pontuou.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Nathália Costa