SMS: Grupos prioritários são vacinados contra a gripe em Dia D de imunização
A Secretaria Municipal de Saúde de Marabá realizou, no sábado, 29, o Dia D de vacinação contra a Influenza. A campanha aconteceu em 19 pontos volantes pela cidade, das 8h às 17h, e foi voltada para os grupos prioritários. A campanha continua nas Unidades Básicas de Saúde até o final de maio.
De acordo com o setor de Imunização da SMS, mais de 800 pessoas receberam o imunizante nos 19 pontos volantes, em todos os núcleos da cidade. Para atender à população, estiveram de plantão cerca de 20 enfermeiros, 20 técnicos de enfermagem, 6 motoristas, além de vários coordenadores em alguns pontos.
Os grupos prioritários são como idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a 6 anos incompletos, trabalhadores da área da saúde, gestantes e puérperas, professores do ensino básico e superior, profissionais das forças de segurança pública e Forças Armadas, deficientes permanentes, caminhoneiros, trabalhadores de ônibus urbanos e de viagens intermunicipais e interestaduais, e pessoas com comorbidades, como diabetes tipos 1 e 2, obesidade nível 3, doença respiratória crônica, doença renal crônica, doença cardíaca crônica, doença hepática crônica, doença neurológica crônica, além de pessoas imunossuprimidas.
Quem aproveitou para garantir a imunização, na Escola Judith Gomes Letão, Marabá Pioneira, foi seu Valfir Reis, 52 anos. Para o motorista, é fundamental que a população procure se prevenir, já que é a melhor forma. “Hoje em dia, com tanta enfermidade que está tendo aí, tantas doenças, a melhor prevenção é vacinar contra a gripe e a Covid, por exemplo. E eu fiquei sabendo através das redes sociais. É de grande importância todos se prevenirem”, afirma.
O aposentado Florêncio Coelho tem 94 anos e nunca deixou passar a oportunidade de se vacinar contra a influenza, nas campanhas. “Todo ano eu tomo a vacina da gripe. É difícil me dar gripe. E da Covid já tomei até a Bivalente”, comenta o idoso.
A imunização também é fundamental aos profissionais que atuam na área da saúde, visto que são locais propícios ao vírus. Maria Ester, 49 anos, é auxiliar de saúde bucal e também já garantiu a dose para manter a imunidade. “É muito importante você se vacinar, porque enquanto você está se protegendo, protege outras pessoas, ainda mais quando você convive com muita gente, tenho minha mãe, que é idosa, tenho crianças. E as pessoas no local de trabalho que a gente tem que proteger também”, realça.
O pequeno Guilherme Almeida, 12 anos, é portador de diabetes e também compareceu ao local mais próximo, a Escola Anísio Teixeira, núcleo Cidade Nova, acompanhado da mãe e tio, para se vacinar. “É sempre bom você está imunizado, senão fica doente e pode até ir para os hospitais e fica igual como foi o Covid, que muitos não se vacinaram e foi se espalhando para todo mundo”, explica o jovem.
Texto: Sávio Calvo
Fotos: Paulo Sérgio e Arquivo Secom