Semed: Comunidade prepara-se para o Dia D da Família na Escola em 13 de maio
Zaqueu Mourão, 14 anos, aluno da Escola João Anastácio de Queiroz, na Folha 15, já está ensaiando para receber a família no Dia D na Escola, que este ano acontecerá no dia 13 de maio, em todas as instituições do município. Ele conta que esse ano irá apresentar sobre violência contra mulher e conta que a experiência ano passado foi muito agradável e está ansioso por repetir.
“Foi muito bom, tivemos várias apresentações. A foto de cada um dos alunos do 8º ano. Apresentações culturais sobre a orla, o boto, Mas não cheguei a apresentar. Eu e minha avó aprendemos muita coisa legal que não sabíamos sobre comportamento. Esse ano vou participar e vou apresentar contra a violência contra a mulher. É uma apresentação difícil porque é um assunto mais delicado, né”, comenta o estudante.
Além da apresentação sobre violência esse ano, sua escola irá focar no tema Saúde do Corpo e da Mente, conforme explica a vice-diretora Luci Silva.
“Na saúde vamos trabalhar a alimentação saudável porque às vezes as crianças fazem pouco caso. Mostrar para as famílias também os cuidados do corpo que se alia às atividades físicas. Mas também haverão outras atividades prazerosas com homenagem para as mães sendo feita com muito carinho”, conta.
Gabriele Cassol, 9 anos, estudante do 4º ano da Escola José Mendonça Vergolino, na Velha Marabá, lembra bem do Dia D da Família na Escola do ano passado. Ela participou com apresentações de trabalho e também cantou para sua irmã, pai e mãe que não deixaram de comparecer. Para esse ano, ela não esconde o desejo de repetir.
“Foi uma experiência muito legal, eu apresentei um trabalho e música. Experiência boa de ter a família, a escola faz bem com essa programação. Estou esperando bastante o Dia D deste ano. É muito divertido e eu gosto muito”, comenta a menina
A Escola José Mendonça Vergolino está com uma vasta programação para esse ano. Serão realizadas apresentações musicais no auditório, com apresentação do coral dos alunos da escola. Haverá também exposição de trabalhos que foram feitos pelas crianças esse ano para que os pais possam prestigiar, além de palestras com enfermeira e com a juíza Dra. Renata Milhomem que irá expor aos pais os cuidados e proteções com as crianças.
“A escola já tem esse projeto de parceria com a família. O Dia D vem solidificar esse projeto e parceria entre escola, comunidade, grupo de alunos e professores. Queremos convidar pais e alunos para participarem dessa programação super especial que está sendo planejada com muito carinho”, convida a vice-diretora da escola Suellen Couto.
Na Escola Elinda Simplício Costa, Laranjeiras, a programação também já está montada.
“A programação está com muitas atrações, palestras com o tema ‘Combate ao trabalho infantil‘, enfermeira falando da importância da saúde da mulher. Teremos apresentações dos nossos alunos. Salas temáticas com jogos, caricaturas de pai e filho onde a família terá oportunidade de viver atividades lúdicas com a criança”, explica a vice-diretora Zilmara Loiola.
Ela ressalta que o dia é uma oportunidade para os pais conhecerem um pouco mais do ambiente escolar do filho. Rosângela de Oliveira, mamãe de Enzo Sousa, 7 anos, conta que não irá perder a oportunidade este ano.
“Não vim nos outros, mas nesse irei participar. É muito importante a participação da família na escola. O aprendizado das crianças é o incentivo que a ação traz para eles. Com certeza é uma ótima iniciativa”, destaca.
O Diretor Geral de Ensino da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Fábio Rogério, destaca que já foi realizada uma reunião com todos os diretores das escolas da zona urbana e rural do município para alinhar a programação e os detalhes e que as escolas estão trabalhando para tornar a data o mais produtiva e agradável para todos os envolvidos.
Um dos temas que será abordado esse ano é o pedido de paz e a temática da violência nas escolas, devido aos últimos registros de ataques violentos às escolas no país, que assustaram professores, pais e alunos.
“Nossas escolas abrem às 7h30, são 200 escolas em Marabá e 57 mil estudantes. Todos os familiares estão convidados a irem para a escola de seus filhos, pois tem escola que vai fazer pela manhã, outras à tarde, outras à noite, atendendo o interesse e a necessidade da sua comunidade escolar. Não podemos deixar de participar deste dia tão importante para a educação em Marabá”, ressalta.
Ele esclarece que o Dia D da Família na Escola tem como objetivo mobilizar toda a comunidade escolar, engajar pais, estudantes, avós e responsáveis para que nesse dia, de forma simbólica, a família vá nas escolas dos filhos para saber como é o espaço de estudo e participar de atividades culturais, assistir as atividades que os estudantes produzem. “Então é o Dia D para festejar a educação, o Dia D para selar o compromisso com a educação de cada filho, de cada estudante da educação de Marabá”, conclui.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Paulo Sérgio