FCCM: Idosas do Clube de Mães relembram memórias em visita ao Museu Municipal
A tarde desta quinta, 04, foi de boas lembranças para as idosas do Clube de Mães, envolvidas no Projeto “Ensinando e Aprendendo”. Elas participaram de uma visita especial no Museu Municipal Francisco Coelho, na Marabá Pioneira.
Durante o momento, as 25 integrantes puderam reviver e conhecer a fundo os detalhes históricos, culturais e geográficos da região, como as aposentadas Stela Mourão, 77 anos, e Maria Lúcia Pinheiro, 76 anos, que aproveitaram cada segundo da visita, guiada pelos educadores museais do espaço.
“Eu sou muito curiosa, estudiosa para essas coisas da história da região. E gostei muito de fazer essa visita, porque quando eu vim pela primeira vez, eu não tive tempo de ver as coisas que hoje eu vi. E também gosto de participar desse grupo, de estar no meio dessas idosas”, declara Stela.
“É muito gratificante. São muitas lembranças, como a enchente de 1926, época que meu pai chegou aqui para trabalhar nesse prédio que era a prefeitura. Eu não lembrava mais do ‘encauchado’ de borracha, e aqui tem essas lembranças muito boas. Muitas eu não conhecia a fundo, mas conhecia. Esse projeto está nos ensinando muitas coisas”, revela dona Maria.
O projeto “Ensinando e Aprendendo” tem 35 integrantes idosas e foi criado em 2017 pela presidente da Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM), Vanda Américo. Para ela, é fundamental engajar a terceira idade em eventos e projetos como este, no objetivo de promover melhor qualidade de vida a elas.
“O pessoal da maioridade precisa de vivências como essa. E o projeto é um resgate, uma conquista delas. Em todas as atividades que a Fundação Casa da Cultura promove, como o Giro Cultural, Divino, Santos Reis e boi-bumbá, elas estavam participando. E elas estão amando. Dessas que estão aqui, só uma conhecia o Museu e a maioria mora aqui na Velha Marabá. Elas fazem parte dessa história desse museu. A história delas está sendo contada aqui. Por isso, a Casa da Cultura está promovendo isso para elas e com certeza esse convívio melhora até o relacionamento e a qualidade de vida”, aborda a presidente da FCCM.
A coordenadora do projeto, Raimunda Gomes, destaca que as integrantes realizam diversas outras atividades em prol da qualidade de vida.
“Nós estamos, agora, com alguns cursos como de informática, de pintura e outros. Mas o projeto não oferece só isso, também temos outras programações como essa de hoje, que foi a visita no museu. Elas vieram para conhecer, para interagir mais umas com as outras e, acredito, deu para notar que elas estão muito felizes com esse momento”, comenta.
Texto: Sávio Calvo
Fotos: Sara Lopes