Sevop: Iniciam as obras do novo prédio do CTA/SAE de Marabá
A Secretaria Municipal de Viação e Obras Públicas (Sevop) iniciou neste mês de maio mais uma obra de grande porte. É a construção de um novo espaço para o Centro de Testagem e Aconselhamento/Serviço de Atendimento Especializado de Marabá (CTA/SAE), que será localizado na Avenida Transmangueira, Folha 25, Nova Marabá.
De acordo com a engenheira da Obra, Larissa Brás, o local foi escolhido para que fosse o mais próximo possível do atual centro, que fica na Marabá Pioneira.
“O terreno tem 2.500 metros quadrados e o prédio terá 881,50 metros quadrados. A previsão mínima é de um ano de execução, conforme o cronograma, pois a obra é de grande porte. Serão aproximadamente 35 a 40 operários trabalhando com 4 máquinas de terraplenagem e 3 caminhões”, expõe a engenheira.
Para a coordenadora do CTA/SAE, Katiane Alves, o projeto é fundamental para garantir mais qualidade nos atendimentos, visto que o centro recebe, além de Marabá, pacientes de outros 11 municípios vizinhos, que compõem a 11ª Regional de Saúde do Pará.
“É um momento muito importante para o município de Marabá e para toda a região, para a saúde pública, principalmente aos nossos usuários SUS, que são as pessoas em situação de diagnóstico de IST, HIV, hepatites virais, dentre outras. E com certeza o novo prédio vai conter toda a estrutura física, equipamentos necessários e adequados para atender a nossa demanda de maneira mais humanizada, contribuindo com um serviço de maior e melhor qualidade”, enfatiza a coordenadora.
Serviço
Atualmente, o CTA/SAE de Marabá está localizado na Travessa Santa Teresinha, ao lado do Hospital Materno Infantil (HMI), Marabá Pioneira, e é o responsável por diagnosticar as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) como HIV, Sífilis e hepatites virais (B e C) entre outras. Além disso, o centro realiza assistência, monitoramento dos pacientes diagnosticados e disponibiliza medicações gratuitas.
O local conta com uma equipe composta por 42 servidores, que atendem, em média, 4 mil pessoas. Além do público geral, são atendidas gestantes em fase pré-natal, pessoas em situação de privação de liberdade e LGBTQIA+.
O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, sem intervalo, para testes rápidos e exames sorológicos. Já para o PEP (Profilaxia Pós-exposição ao HIV), o atendimento é feito a qualquer momento, dentro do período de 72 horas depois da exposição ao risco.
Texto: Sávio Calvo
Fotos: Sara Lopes