Semed/SMS: Escola Martinho Motta recebe ações do Programa Saúde na Escola
Uma palestra direcionada aos professores da Escola Municipal Martinho Motta da Silveira, na Folha 27, Nova Marabá, discutiu a saúde mental no âmbito de sua contemporaneidade e de que forma os educadores poderão identificar, nas salas de aula, as mudanças no comportamento dos alunos e como encaminhá-lo a um acompanhamento.
A palestra foi promovida pelo Programa Saúde na Escola (PSE) e teve como palestrante o enfermeiro João Augusto Miranda. O enfermeiro destaca que, com as últimas notícias envolvendo os ataques às escolas e as ameaças de alunos e professores, o psicossocial de todos fica abalado.
“A Política Nacional de Saúde Mental prevê ações de matriciamento que é justamente essa organização da rede de atenção psicossocial e perpassa toda a rede intersetorial e serviços que de uma forma diversa são alvos da saúde mental. E hoje estamos aqui pelo PSE com o objetivo de desenvolver um trabalho com os professores, que lidam diretamente com os alunos, para que eles possam identificar na sala de aula, sinais e sintomas sugestivos da necessidade de assistência para esses adolescentes e crianças. Ainda mais nesses tempos de terrorismo com ameaças nas escolas e agressões, tanto com professores quanto para alunos” esclarece.
A educadora Denóbia Chaves, Coordenadora Pedagógica, destacou a necessidade de mais projetos que possam trabalhar o psicológico dos professores para ao perceber ou identificar, essas alterações no comportamento dos alunos, possa encaminhá-los a um atendimento adequado.
“É de suma importância a presença do PSE na escola que vem promover o socioemocional na formação com os professores principalmente nos tempos atuais com registros de violência e tantas notícias e percebemos nossos professores ansiosos, se sentindo incapaz na proteção da criança e do dolescente em relação a tudo que estamos vivendo e trabalhar o emocional de nossos professores e prepará los para que possam estar em sala de aula acolhendo e passando uma segurança isso é muito importante”, explica Denóbia Chaves, Coordenadora Pedagógica.
As ações do PSE vão acontecer em 36 escolas e teve início na Escola Martinho Motta, especificamente para os professores. A partir de sábado, juntamente com o dia D da Família na Escola, as ações serão estendidas também para os pais e para os alunos.
“Saiu uma nota técnica do Ministério da Saúde que nós precisamos realizar as ações de saúde mental. Antes, já realizávamos essas ações, porém agora vem com esse diferencial, pois essa temática começou a fazer parte do programa de fato e de direito. É uma ação que se alinhou com o Departamento de Saúde Mental que faz parte da alta complexidade e vamos estar levando essas ações aos pais, professores e alunos”, afirma Tarcilene Varela, coordenadora do PSE/SMS.
No próximo sábado, 27, Dia D da Família na Escola, uma das temáticas abordadas na Escola Martinho Motta, será a saúde mental. Esta será a primeira escola a receber esse debate e posteriormente outras 36 escolas do município receberão o serviço do PSE.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio