HMI: Servidores participam de Curso de Libras para melhor atender aos pacientes
Teve início na noite de terça-feira, 4, no auditório do Hospital Materno Infantil (HMI), o curso de libras para os funcionários da instituição. O curso terá 60 horas de duração, acontecerá ao longo do mês e está sendo realizado em parceria com a Universidade Estadual do Pará (UEPA).
A medida foi tomada devido à necessidade de melhorar o atendimento aos pacientes com deficiência auditiva. Segundo a coordenadora de Educação Permanente do HMI, Katia Moura, o hospital recebe muitos pacientes e acompanhantes surdos e é preciso melhorar as habilidades para lidar com esse público.
“O HMI recebe pacientes com várias necessidades especiais, inclusive com deficiência auditiva. Então, graças a essa parceria da UEPA com HMI, foi possível ofertar para os servidores esse curso de libras. Para que o atendimento a esse paciente seja mais inclusivo e humanizado”, comenta.
O curso foi aberto para todos os servidores do hospital, incluindo enfermeiros, médicos, recepcionistas, apoio, limpeza. São 47 funcionários que se inscreveram para participar. Marluce Moreno, responsável pelo guarda volume do hospital, foi uma das que aproveitou a oportunidade.
“O que me trouxe a participar foi a intenção de estar prestando um serviço de melhor qualidade. Trabalho na parte da recepção. É um ambiente que todos os pacientes e acompanhantes passam por nós. Devemos aprimorar nosso aprendizado para prestar um serviço de melhor qualidade”, comenta.
Ela comenta que sentiu a necessidade de adquirir o conhecimento devido ao grande número de pacientes deficientes auditivos que o hospital atende. “Já passaram por nós muitos pacientes e acompanhantes surdos e não temos essa habilidade para lidar com eles. Acredito que o curso trará para nos uma habilidade e aprimoramento do nosso atendimento”, conclui.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Nathália Costa