Semed: Famílias e comunidade escolar vivenciam momentos de amor e confraternização com Dia D da Família na Escola
Um dia para comunhão e reflexão entre pais, alunos, professores e toda a coordenação das escolas. Assim foi o ‘Dia D da Família e da Paz nas Escolas’ realizado, neste sábado, 13, pela Secretaria Municipal de Educação, em todas as escolas da rede.
Na Escola Municipal de Ensino Fundamental José Mendonça Vergolino, na Marabá Pioneira, houve uma programação bastante diversificada. A recepção era com músicas MPB ao som de voz e violão.
Além disso, houve apresentações musicais no auditório, inclusive do coral dos alunos da escola, exposição de trabalhos feitos pelas crianças, além de palestra com a juíza Dra. Renata Guerreiro Milhomem sobre os cuidados e proteção com as crianças. E no final, um lanche preparado pela equipe da própria escola.
“Para nós representa muito, porque a escola já vem potencializando essas ações com as famílias há 25 anos com o projeto ‘A família vai à escola’. Que bom que a rede municipal instituiu e oficializou esse dia que é o Dia D. Para nós que temos uma comunidade presente, a gente sempre está fazendo evento e as famílias participando”, ressalta Nilva Américo, diretora.
Quem esteve lá para prestigiar o netinho João Guilherme, do 3º ano, foi a agricultora Gislaine Souza, que elogiou a iniciativa. “É uma benção, um aprendizado para nossas crianças, da onde vem o conhecimento delas, onde elas vão interagindo e logo mais ter uma função como os outros têm, ser um professor, algo assim. Através desse evento a gente vem acompanhando tudo que elas vêm fazendo aqui de uma forma muito maravilhosa”, enaltece.
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Judith Gomes Leitão, também na Marabá Pioneira, realizou uma caminhada pela paz. Os alunos, pais e professores levaram cartazes com frases sobre paz nas escolas, contra a violência e disseminação de falsas notícias (Fake News).
“Temos discutido esse tema porque a violência está permeando a nossa sociedade de forma geral e a escola não fica isolada desse contexto, nós fazemos parte desse universo. A gente luta em prol de manter um trabalho sempre contra a violência. Temos feito um trabalho com conscientização a respeito da internet, as Fake News, o ódio, de estar compartilhando o que não deve. Temos feito esse trabalho pela paz e contra a violência. É muito importante envolver a comunidade escolar nessa luta”, pontua o professor de educação física Orizon Mardem.
A diretora da escola, Ana Alice Teles, que estava no carro de som, puxando os participantes com frases sobre paz, fala o objetivo da caminhada. “Queremos trazer essa reflexão acerca da importância de todos os agentes da sociedade se mobilizaram em busca dessa paz. Acreditamos que se nós unirmos forças, escola, família e sociedade, nós conseguiremos mudar esse histórico, esse cenário, porque a escola tem um papel importante. É um dos formadores de opiniões”, assevera.
Já no Núcleo de Educação Infantil Jurandy do Rosário Varela, na Folha 25, Nova Marabá, as crianças, com idade entre 2 e 5 anos, fizeram apresentações voltadas para as mães, já que no domingo se comemora esse dia especial. Além de outras dinâmicas envolvendo a temática.
A diretora Laudelina Ribeiro comemora o sucesso da atividade e do envolvimento das famílias. “É de uma grande satisfação recebê-los para o Dia D, pois é um momento em que a escola se abre para as famílias. O que está dentro da sala, vem para fora, porque geralmente a gente coloca o que a criança desenvolve, em cada final de semestre e esse Dia D é muito importante para isso, para expor, colocar as atividades para os pais verem. A família toda interage com a escola. Isso é maravilhoso”, completa.
A supervisora de logística Juliane Alves, mãe do Felipe Alves, de 2 anos, reforça a importância da conscientização da família em participar. “Quando a gente vê nossos pequenos apresentando, a gente sente uma alegria e sabe que o nosso papel é fundamental. A escola e a família junto com certeza é base da construção de seres humanos melhores”, enfatiza.
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisca de Oliveira Lima organizou várias atividades com as famílias, como palestras sobre saúde da mulher, vacinação e aferição de pressão, em parceria com a Secretaria de Saúde, bem como apresentações musicais dos alunos, sorteios de brindes, atividades com as mães e ao final, foi servido um lanche.
“É um dia muito importante para nós porque tem pais que a gente só conhece no dia da matrícula e hoje eles mandam um representante, se não pode vir a mãe, vem o pai, vem a avó. É um dia que a escola abre as portas para a família. É o dia de ser presente para os filhos, vir para a escola, é um dia muito especial para nós”, encerra Esly Bonfim, diretora.
Confira outras fotos:
Texto: Fabiana Alves
Fotos: Paulo Sérgio