SMS: Banco de Leite Humano do HMI realiza ação de conscientização
No último sábado, 13, o Banco de Leite Humano do Hospital Materno Infantil (HMI) promoveu uma ação de conscientização na entrada do Supermercado Líder.
A ação do HMI, que remete ao 19 de maio, Dia Mundial de Doação de Leite Materno, também contou com a parceria do Centro de Testagem e Aconselhamento/ Serviço de Atendimento Especializado de Marabá (CTA/SAE) e setor de imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que disponibilizaram testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite B e C e vacina contra influenza (H1N1).
No local, parte da equipe incentivava os consumidores a doar frasco de café solúvel, usados no armazenamento de leite materno. Cada cliente que comprasse um vidro e doasse, levaria o produto em um saco plástico.
“O Banco de Leite entra com a informação a respeito da doação de leite materno para justamente podermos receber no HMI, através das doações voluntárias. A gente leva esse leite para o hospital para podermos atender os bebês pré-maturos da UTI”, expõe Lígia Viana, coordenadora do Banco de Leite.
A coordenadora ainda reitera que, muitas vezes, a mãe de um pré-maturo não entrou no processo normal de liberação de hormônio, por isso ainda não há a produção natural de leite. “É necessário fazermos a campanha de conscientização da população para que no momento da demanda, quando ela fica com uma demanda boa, aquela mãe que tem um excedente de leite, que consegue alimentar tanto o bebê dela como ainda sobra, nós convidamos ela para ser uma doadora”, ressalta.
Hoje o hospital recebe uma média de 15 litros de leite por mês, o que representa uma queda nas doações, ainda resultado da pandemia. “Hoje, com mais liberdade para trabalharmos aqui fora, estamos conseguindo melhorar a questão da doação. Com isso, aumentamos a quantidade de doadoras e a quantidade de leite recolhido”, pontua.
Uma dessas doadoras, que colabora com o banco de leite, é a dona de casa Narayane Macedo, de 30 anos. Já é a segunda vez que ela doa leite para o HMI. Na primeira gestação foi doadora durante quatro meses e, agora na segunda, da filha Isis Valentina, de um mês.
“Sou doadora desde que ela nasceu e acho importante ajudar outras crianças que precisam mais, que estão internadas. Tenho muito leite e não posso jogar fora. Ajudar outras crianças é mais importante. E, se Deus quiser, até onde tiver leite, doarei”, assevera.
Como ser uma doadora
Aquela mãe interessada em doar o leite materno, preenche um cadastro e é coletada uma amostra de sangue para que sejam feitos exames que detectarão ou descartarão algum problema de saúde, uso de medicação ou droga, os quais vão atestar se ela está apta para doar e se aquele leite pode ser liberado para consumo.
Em seguida, o endereço da mãe é cadastrado e a equipe passa duas vezes por semana para realizar a coleta dos frascos com leite e deixar novos recipiente para a próxima doação, após as devidas orientações sobre como ordenhar o leite.
Todo o leite coletado passa por um rigoroso processo de análise para evitar risco de contaminação. A equipe recebe o leite materno congelado em frascos etiquetados, com a data da coleta e o nome da doadora, que vão para o refrigerador do setor.
Na sequência, o leite é reenvasado e amostras são coletadas para análise microbiológica, análise do nível de acidez e de calorias. Também é nessa etapa que se sabe se o leite é colostro (“primeiro leite” produzido pela puérpera, geralmente nos primeiros sete dias e que é rico em anticorpos, essenciais para o desenvolvimento do recém-nascido) ou se já é um leite maduro.
Uma das principais etapas desse processo é a pasteurização do leite, que passa por altas e baixas temperaturas, a fim de garantir uma durabilidade que pode chegar a seis meses guardado em freezer.
Serviços
Para ser uma doadora, basta entrar em contato com o hospital por meio do número 94 3322-5751. Após o cadastro, as interessadas passam pela triagem e exames mesmo que já tenham sido doadoras antes. Os frascos doados precisam ser de vidro com tampas de plástico.
Texto: Fabiana Alves
Fotos: Paulo Sérgio