Gestão: Vereadores mirins fazem visita ao gabinete do vice-prefeito
Nesta quarta-feira, 17, os estudantes que participam do Programa Câmara Mirim, desenvolvido pela Câmara Municipal de Marabá, realizaram uma visita técnica ao gabinete do vice-prefeito do município, Luciano Dias. Na ocasião, eles tiraram dúvidas sobre o funcionamento do Executivo, os principais desafios dos gestores municipais e como esse Poder se relaciona com o Legislativo. O encontro é uma das três formações que os jovens vereadores passarão nesta legislatura, que começou em fevereiro e vai até novembro.
Pedro Rocha, aluno do 5º ano da Escola Globo, foi um dos vereadores mirins que participaram da visita. Ele conta como foi a experiência.
“Hoje estou aqui tentando aprender e espero que algum dia possa me tornar um vereador de verdade. Eu acho que eu tentaria ser uma ligação do povo com a política. Se tivesse uma rua quebrada, desgastada, faria tudo ao meu alcance para melhorar a cidade”, disse o menino de 10 anos.
Para o vice-prefeito Luciano Dias, o bate-papo ajuda na formação do senso crítico das crianças.
“Isso é uma maneira de conscientização política também, de entender a divisão dos poderes, saber o que é o Legislativo e o Executivo, o funcionamento de cada um deles. E eu fico muito feliz de poder contribuir com esse momento”, afirmou.
O que é o programa?
Criado em 2015, o programa Câmara Mirim possibilita que estudantes do 5º ao 9º ano de escolas públicas e particulares de Marabá vivenciem a rotina do Poder Legislativo. Eles são eleitos anualmente pelas escolas em um processo eleitoral que segue o mesmo rito das eleições reais para vereadores.
Segundo Gabriela Silva, coordenadora executiva da Escola Legislativa da Câmara Municipal, o programa tem se tornado referência para outras casas legislativas do país e gera resultados positivos entre os participantes.
“O resultado na vida dos alunos, dentro da sala de aula, é impactante. Os professores nos falam da transformação, a oratória, a postura como se desenvolvem e, também, já temos quatro pessoas que passaram pelo Câmara Mirim, depois pelo Parlamento Jovem, que é para os alunos do Ensino Médio, e que hoje são filiados a partidos políticos”, afirmou ela.
Texto e Fotos: Aretha Fernandes