Semed: Empossados os novos conselheiros de Educação de Marabá
Tomaram posse na manhã desta quinta-feira, 18, os novos membros, titulares e suplentes, do Conselho Municipal de Educação (CME). O evento aconteceu no auditório Professora Maria Fernandes, da Escola Municipal José Mendonça Vergolino, na Marabá Pioneira e contou com a participação de professores, gestores escolares e entidades ligadas à Educação.
Os conselhos municipais de Educação exercem papel de articuladores e mediadores das demandas educacionais junto aos gestores municipais e desempenham funções normativa, consultiva, mobilizadora e fiscalizadora. São órgãos responsáveis pela legislação educacional que regulamenta e propõe medidas para melhoria das políticas educacionais.
O professor Hildecy Ferreira, atual presidente do CME em Marabá, faz uma boa avaliação dos avanços ocorridos na Educação no município nos últimos anos.
“Diante de tantas dificuldades conseguimos ampliar o quadro de escolas autorizadas, temos 36 Núcleos de Educação Infantil (NEI) no núcleo urbano, sendo 30 autorizados. Ainda no núcleo urbano, 80% das escolas estão autorizadas e nosso trabalho é muito dinâmico, é ele que conduz o sistema juntamente com a secretaria e o poder Executivo como um todo, sem deixar de observar as condições do ensino, a parte estrutural e humana, que é fator maior do nosso trabalho”, enfatiza.
O evento contou também com a participação de representantes do Sindicato dos Profissionais da Educação Pública do Pará (Sintepp), Conselho de Alimentação Escolar, Conselho do Fundeb, 4ª Unidade Regional de Educação (URE) e Secretaria Municipal de Educação.
Para o professor Magno Rodrigues Barros, diretor da 4ª URE, os trabalhos do CME são de extrema importância para a melhor condução da Educação do município, pois trata de legislação e adequação às necessidades locais.
“O conselho tem um papel importante e tem que ter muita responsabilidade, pois é papel dele adequar as políticas públicas nas esferas federal e estadual para a nossa realidade. Queremos contribuir para termos um conselho atuante e decidir sobre a Educação de nosso município” declarou.
O nome do próximo presidente do CME em Marabá só deve ser divulgado na próxima semana, no dia 23 de maio, quando vai acontecer uma reunião interna com todos os conselheiros, titulares e suplentes para a escolha do novo presidente, tendo voto apenas os conselheiros titulares.
Marilza Leite, secretária municipal de Educação, acompanhou a posse dos novos conselheiros e disse que quem ganha é a Educação do município.
“A Educação só ganha com isso. Temos hoje 200 escolas e essa parceria é para que possamos regulamentar nossas escolas, que funcionem seguindo as normas e o que é necessário e que nossos alunos saiam com a documentação regulamentada. E o conselho é uma parceria que só a educação ganha, quando flui em prol da educação de Marabá. Esse trabalho é em prol de todos os alunos”, destaca.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Secom