Cultura: Cores da Junina Levada Louca prometem sacudir a Arena Z-30 no Festejo Junino
A época da festa junina é marcada por muita música, diversão, comidas gostosas, festa, alegria e cores. Brincar com essas tonalidades, que fazem o espetáculo junino, é justamente a ideia da Junina Levada Louca, que já possui 20 anos de tradição no Festejo Junino da nossa cidade. “Qual a Cor do Seu São João?” é a pergunta que norteará a apresentação nesta edição.
A apresentação contará a história de uma moça que enxerga tudo em preto e branco e no dia de São João vê seu desejo de enxergar as cores ser realizado. “O tema foi escolhido através de um amigo meu. Abraçamos a ideia e vamos levar um belo espetáculo para a arena. O público irá gostar. É um tema bom para vencermos”, comenta o otimista Marcos Bandeira, conhecido como Marquinhos Levada Louca, Coordenador da Junina.
A Junina surgiu entre alunos da escola Heloisa de Souza Castro e já conquistou três vice-campeonatos da Série A. Ao longo do tempo, a Levada Louca passou pelos bairros Laranjeiras, Liberdade, e agora realiza seus ensaios e abrange a comunidade do Bairro Bela Vista, possuindo também membros de todos os cantos da cidade.
“No primeiro ano, tínhamos um projeto com os alunos dentro da escola e levamos para rua. No mesmo ano já iniciamos participando do festejo. Hoje a Levada Louca virou instituto, temos CNPJ e ajudamos a comunidade de diferentes maneiras através da cultura”, conta Marquinhos.
São realizados arraiais e festejos juninas nos bairros para arrecadar dinheiro que ajuda a custear os recursos necessários para as apresentações, com parcerias de empresas e organizações da cidade. Nessa reta final, os ensaios ocorrem de segunda a sábado, sempre a partir das 21h.
Ryan Pablo dos Santos, 15 anos, iniciou seu trabalho como apoio na junina no ano passado, e esse ano irá estrear se apresentando na arena da Z-30. Ele conta que a rotina de ensaios é intensa, mas que está muito entusiasmado para a estreia. “Vou dançar pela primeira vez. Ensaios são bons, puxados, a gente falta às vezes, mas está muito produtivo. Expectativa ótima. Estou dançando e acertando tudo. Esse ano vamos com tudo”, conta o garoto.
Já a Brenda Layse dança há alguns anos na Levada Louca, única junina que participou até hoje. Ela conta que sempre recebia o convite para dançar, até que um dia resolveu aceitar e não se arrependeu. “Sempre gostei e dancei na escola quando era criança, mas relutei um tempo a dançar na junina, até que Marquinhos me chamou e decidi vir participar. Muito bom participar, hoje é minha paixão. Doida para chegar o momento e a hora para ir na folia se apresentar”, comenta a garota que faz sua estreia como noiva.
“Estou nervosa mas me adaptando. O público pode esperar que a gente vêm com tudo. Nosso tema das cores vai arrasar, vamos brincar com as cores e será um espetáculo que marcará o Festejo Junino de nossa cidade”, conclui.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Sara Lopes