Educação: Marabá recebe lançamento do Alfabetiza Pará
Com direito a declamação de poesia de Cecília Meireles por uma estudante de seis anos de idade, da EMEF Pedro Cavalcante, aconteceu na manhã desta segunda-feira, 29, a cerimônia de lançamento do Alfabetiza Pará, Programa de Alfabetização na Idade Certa, realizado pelo Governo do Pará em parceria com os municípios. O evento aconteceu no Centro de Convenções Leonildo Borges Rocha, Nova Marabá, e contou com a participação de 24 municípios da região de Carajás.
Em Marabá, o programa vai fechar parceria que inclui repasse de recursos para o município, capacitação de professores e infraestrutura.
“Estamos bastante otimistas. Já mantemos dois projetos de alfabetização e letramento. Agora estamos diante de um problema que se acentuou no período da pandemia, pois temos crianças no período de 2020 e 2021 que cursaram o primeiro e o segundo ano de forma online e este modelo é complicado. Nossas crianças hoje demonstram essa dificuldade e aplaudimos essa iniciativa que vem contribuir com os projetos que já mantemos”, esclarece a professora Marilza Leite, secretária de Educação de Marabá.
De acordo com os dados da última edição da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) do Ministério da Educação (MEC), apenas 23,6% dos alunos do terceiro ano do ensino fundamental do Pará são considerados alfabetizados, posicionando o estado na 24ª colocação do ranking nacional.
“É um programa muito importante pois visa unir o trabalho do estado e dos municípios para que possamos melhorar a educação. Queremos reforçar o trabalho das prefeituras, do corpo pedagógico, para que tenhamos um programa que seja uníssono, que possamos elevar o nível da educação e melhorar a qualidade, os índices, e que as crianças até os 7 anos de idade estejam alfabetizadas”, destaca Eliel Faustino, secretário adjunto de Gestão da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
A Professora Arionilde Rodrigues Martins, diretora da escola Pedro Cavalcante, diz que o programa vem como uma grande esperança para combater a distorção no processo de aprendizagem nos primeiros anos de ensino.
“Esperamos que esse projeto venha trazer uma proposta para que possamos desenvolver ações com as crianças e ele possa impactar positivamente, pois temos muitos desafios nos dias de hoje. Temos que ter a participação da família, a permanência deles na escola e trabalhar um projeto para inserir cada aluno”, declara.
Da escola Pedro Cavalcante veio a pequena Milena Araújo Coelho, 6 anos, que emocionou a todos quando contou uma historinha e declamou o poema Leilão de Jardim, da poetisa Cecília Meireles.
“Eu gosto de ler e gosto de poesia”, frisa Milena Araújo, que também sabe se comunicar em libras, pois a mãe tem problemas auditivos.
Paro o presidente da Fundação Cultural do Pará, Thiago Miranda, o programa visa melhorar os índices na educação em todos os 144 municípios.
“Estamos aqui também como um cidadão marabaense, um gestor da Fundação Cultural que tenta participar e ver como podemos somar com esse grande projeto do governo do estado. Ele veio para melhorar nossos índices em todos os municípios”.
Marabá participa do programa e mantém outros para aperfeiçoar o modelo de educação com objetivo de alcançar novos índices. De acordo com o secretário regional de governo, João Chamon Neto, é essencial a participação dos municípios neste processo.
“O Programa Alfabetiza Pará vem buscar a participação de todas as prefeituras para que todos os setores da educação possam se voltar ao atendimento de todas as crianças para que possamos alfabetizar todas elas para essas e futuras gerações”, resume o secretário.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio