Semed: Primeira semana da 13ª Edição do JEMS finaliza competições em sete modalidades
Durante a primeira semana da 13ª edição dos Jogos Estudantis Marabaenses (JEMS) 2023, modalidades como handebol, voleibol, xadrez, tênis de mesa, karatê, natação e judô tiveram suas competições finalizadas em diversas partes da cidade. Os Jogos contam com 13 dias de competições e 13 modalidades, onde participam 2 mil estudantes, de 44 escolas municipais, estaduais, particulares e uma federal.
Voleibol
Entre os dias 23 e 25 de maio aconteceu a competição de voleibol nas quadras do ginásio Dequinha e da Escola Ida Valmont. Foram 45 jogos, com a participação de 31 escolas. Na categoria Feminino A, de 12 a 14 anos, a equipe campeã foi a do Colégio Adventista. O restante do pódio foi composto pela Escola Municipal Josineide Tavares e Escola Municipal Irmã Theodora.
Já na categoria Masculino A, de mesma faixa etária, a equipe vencedora foi a Escola Municipal São Félix, que teve o jogo decidido por meio da pontuação final da chave. A segunda colocada foi a Escola Municipal Acy Barros.
Na categoria Feminino B, de 15 a 17 anos, a primeira colocada foi a equipe da Escola Estadual Liberdade, que venceu por 2 sets a 0, a equipe do Colégio Monte Castelo, que ficou em segundo. A terceira colocada foi a equipe da Escola Municipal Deuzuita Melo.
Na categoria Masculino B, a equipe campeã foi a da Escola Estadual Acy Barros, que venceu, por 2 sets a 0, a equipe do Colégio Adventista, que ficou com o vice-campeonato. A terceira colocada foi a Escola Estadual Anísio Teixeira.
Handebol
A competição de handebol ocorreu entre os dias 23 e 26 de maio na quadra da Escola Martinho Motta, na Folha 27.
Na categoria Masculino B, de 15 a 17 anos, a equipe campeão foi do Colégio Monte Castelo. A vice-campeão foi a equipe do Instituto Federal do Pará (IFPA) e a terceira colocada foi a equipe do Colégio Militar Rio Tocantins.
Na categoria Feminino A, a equipe vencedora também foi do Colégio Monte Castelo, enquanto a vice-campeã foi a equipe do Colégio Militar Rio Tocantins. O terceiro lugar foi da Escola Cristo Rei.
Na competição da categoria Feminino B, a equipe campeã foi do Colégio Monte Castelo. O segundo lugar foi da equipe da Escola Anísio Teixeira e a terceira colocação foi do Colégio Globo.
Tênis de Mesa
As partidas de tênis de mesa aconteceram no dia 26 de maio, no ginásio Dequinha.
Na categoria Feminino A, o primeiro lugar foi da Escola Oneide Tavares. Já na categoria Feminino B, o pódio foi composto pela Escola Pequeno Príncipe nos dois primeiros lugares e pela Escola Irmã Theodora, que ficou com a terceira colocação.
Na categoria Masculino A, o primeiro lugar foi do Colégio Claretiano, seguido da Escola Irmã Theodora, na segunda e terceira colocações. Na categoria Masculino B, o primeiro lugar foi do Colégio Claretiano, seguido das Escolas Anísio Teixeira e Acy Barros.
Xadrez
As partidas de xadrez aconteceram no Colégio Monte Castelo, no dia 24.
Na categoria Feminino A, a campeã foi a Escola Judith Gomes Leitão, seguida da Escola São Francisco e do Colégio Monte Castelo. Já no Feminino B, o primeiro lugar foi da Escola Pequeno Príncipe. O vice-campeonato ficou com a Escola Plínio Pinheiro e a terceira colocação com a Escola São Francisco.
No Masculino A, a primeira e a segunda colocação ficaram com o Colégio Monte Castelo. A terceira colocação ficou com a Escola Pequeno Príncipe. Nos Masculino B, o primeiro colocado foi da Escola Pequeno Príncipe, a segunda colocação da Escola Plínio Pinheiro e a terceira colocação com o Colégio Monte Castelo.
Karatê
A competição de Karatê aconteceu no Ginásio da Escola Ida Valmont, no dia 26. A arte marcial foi disputada em duas modalidades: kata e kumitê.
Na modalidade Kata não há embates, apenas apresentação de movimentos, que são avaliados pelos juízes. As apresentações também podem ser em trios, que tem a sincronia e velocidade dos movimentos avaliados.
Na disputa que compreende da faixa branca à amarela, no Feminino A, de 12 a 14 anos, o Colégio Alvorada foi o campeão. Enquanto, no Masculino A, quem venceu foi a Escola Cristo Rei.
Das faixas vermelha à laranja, no Feminino A, a campeã foi a Escola Inácio Mota. No Masculino A, foi a Escola Jonathas Pontes Athias.
Entre as faixas verde e preta Masculino A, a Escola São Félix foi a vencedora.
No Feminino B, de 15 a 17 anos, entre as faixas branca e amarela, a Escola Irmã Theodora foi a vencedora. No Masculino B, o primeiro lugar foi da Escola Anísio Teixeira.
Entre as faixas vermelha e laranja, no Masculino B, a Escola Martinho Motta levou a melhor.
Na disputa que vai da faixa verde à preta, o primeiro lugar do Feminino B foi para a Escola Nossa Senhora de Fátima.
Na modalidade Kumitê, acontecem os combates com os pontos sendo distribuídos de acordo com os tipos de golpes e áreas do corpo atingidas.
Entre as faixas branca e amarela, o Feminino A foi vencido pela Escola Cristo Rei. Já no Masculino A, o primeiro lugar foi para a Escola São Francisco. Das faixas vermelha à laranja, o primeiro lugar do Feminino A foi da Escola Cristo Rei, que também levou a colocação no Masculino A.
Na disputa que vai da faixa verde à faixa preta, a Escola São Félix venceu o Masculino A.
Da faixa branca à amarela, no Feminino B, a Escola cristo Rei levou o primeiro lugar. Já o Masculino B foi conquistado pela Escola Anísio Teixeira.
Na disputa que compreende da faixa vermelha à laranja, o Masculino B foi vencido pela Escola Martinho Motta.
Entre as faixas verde e preta, houve competição no Feminino B, que foi conquistado pela Escola Julieta Gomes.
Judô
As competições de judô aconteceram no dia 27, no ginásio Dequinha.
Nas categorias Feminino A e B, e Masculino A, os estudantes da Escola Geraldo Veloso foram os vencedores.
Já na categoria Masculino B, o Colégio Globo foi o vencedor.
Natação
As provas da modalidade aconteceram no Clube dos Subtenentes e Sargentos de Marabá (CSSM), no dia 27.
Na categoria Feminino A, de 12 a 14 anos, a Escola Sesi foi a campeã. Já nas categorias Feminino B, além de Masculino A e B, a Escola Acy Barros foi a vencedora da competição.
Na natação, a pontuação final foi gerada pelo desempenho dos estudantes em 24 provas que contemplaram os estilos de nado como costa, peito, livre, borboleta e revezamento.
Programação
Durante a próxima semana, acontecem ainda as competições de futsal, nos ginásios Renato Veloso e da Escola Martinho Motta; basquete, no Ginásio Osorinho; atletismo, na Estação conhecimento; vôlei de praia, na Vila Militar; e badminton, na quadra da Escola Martinho Motta.
Joecy Coutinho, coordenadora de Educação Física da Semed, faz parte da organização dos Jogos Estudantis. Ela pontua a importância do evento para o fomento à prática esportiva como parte do processo de aprendizagem e descoberta de novos talentos.
“Os jogos estudantis fazem parte das ações socioeducativas promovidas pela Secretaria Municipal de Educação (Semed). O momento dos jogos é para revelar talentos esportivos, trabalhar a socialização entre os educandos, trabalhar o aspecto emocional, trabalhar competências que vão além do esporte e que vão servir para evidenciar, mostrar o protagonismo juvenil”, ressalta.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Divulgação