Semed: II Encontro Municipal do Censo Escolar reúne diretores e secretários da Rede Municipal de Ensino
Durante esta quinta, 1º, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) promoveu, no auditório do Centro de Convenções, o II Encontro Municipal do Censo Escolar, com o objetivo de abordar sobre a qualificação das informações coletadas pelo Programa Educacenso na Educação Básica, bem como a importância desses dados para a elaboração de políticas públicas educacionais.
O evento contou com a participação de coordenadores do Educacenso como a representante geral, Célia Gedeon, de Brasília; o professor Evandro Paiva, a nível estadual pela Seduc; além da presença do vice-prefeito Luciano Dias; do diretor geral de Ensino da Semed, Fábio Rogério; da coordenadora municipal do Educacenso, Lindalva Martins, e dos gestores e secretários de toda a rede municipal de ensino urbano e rural de Marabá e Região.
“Esse evento é realizado pela Semed para reunir os diretores, secretários e auxiliares de secretaria afim de pensarmos estratégias e corresponsabilizar todo mundo para a primeira coleta do Censo Escolar, de forma que não deixe nenhuma criança para trás, com uma coleta organizada, bem feita e cuidadosa, para que Marabá possa crescer nos seus índices de educação e que isso reflita na aprendizagem dos estudantes. O Censo Escolar, como todo mundo já sabe, é uma política que gera outras políticas para a educação, como financiamento, merenda, valorização dos professores, de formação, entre outras”, declara o diretor geral de ensino da Semed, Fábio Rogério.
Segundo a coordenadora municipal do Educacenso na Semed, Lindalva Martins, o município tem oficialmente 50.468 alunos registrados no Censo Escolar de 2022.
“Esse é um pontapé inicial do nosso trabalho. Posteriormente já temos marcadas as nossa reuniões de treinamentos com os nossos secretários e auxiliares, onde trabalharemos a teoria e a prática. Ontem, 31, foi instituído o início da coleta de Censo Escolar da educação básica. Então nada mais importante do que agregar essa informação com esse encontro. Onde a gente está trazendo, neste dia 1º de junho, todos os gestores, secretários e auxiliares das zonas urbana e rural, pois são os que estão realmente à frente da coleta de informações do Censo Escolar. Eu costumo dizer que a gente tem a melhor equipe de censo escolar do país”, assegura a coordenadora.
Para o vice-prefeito municipal, Luciano Dias, é fundamental a realização de eventos como este para que a rede municipal de ensino possa se qualificar cada vez mais, em relação aos dados do Educacenso.
“Não é simplesmente uma contagem de alunos, mas o Censo influencia na nota que nós teremos no IDEB (Índice de Educação Básica), em razão da evasão escolar, da presença do aluno na escola. Ele importa para a composição do recurso que vem para a merenda escolar, para o Fundeb. Então é um momento importante para que possamos nos qualificar cada vez mais. Isso a gente tem que monitorar o tempo inteiro porque no final do ano a gente faz licitações de merenda escolar, reajuste dos professores, etc. E a Semed tem se esforçado para que seja feita na melhor realidade possível”, pontua o vice gestor municipal.
A coordenadora geral do Educacenso pelo Instituto Nacional de Estudo e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Célia Gedeon, afirma que o sistema Educacenso serve como âncora para programas federais e projetos escolares nos municípios.
“É uma honra imensa poder falar do Censo Escolar, que é uma ferramenta importantíssima da educação para o nosso país. Todas as políticas novas que são implementadas no país, são ancoradas nas informações do Censo escolar. E não somente ver o Censo Escolar como números, nós também queremos conhecer quem são as pessoas que representam os números do Censo escolar. Cada criança, adolescente, cada um que está na escola é importante nesse momento. Então é para eles que a gente tenta fazer o melhor Censo Escolar do mundo, a melhor qualidade possível”, destaca a representante geral do Censo.
O coordenador estadual do Censo Escolar, professor mestre Evandro dos Santos Paiva Feio, afirma que é fundamental que os dados inseridos no sistema reflitam, de fato, a realidade da escola e do município.
Quando a gente apresenta os dados do município, são dados para reflexão. É importante que cada escola, juntamente com a coordenação municipal do Censo, faça uma análise para ver se esses dados estão refletindo de maneira fidedigna a realidade. A gente está trazendo aqui um espelho e tem de tudo, uma síntese do que foi formado pela escola, em 2022, para reflexão”, explica o coordenador estadual.
Para a diretora Mariluce Leal, que está à frente da Escola João Anastácio de Queiroz, uma das maiores da rede municipal de ensino, a equipe escolar sempre busca a preparação antes da abertura do Educacenso, para que haja eficácia no processo de dados para o sistema.
“O Censo tem um período para que as escolas insiram os dados, mas a escola já se organiza desde muito antes. Desde a matrícula nós já começamos a organizar esse Censo, para catalogar tudo e quando é aberto, nós já estamos com todo o material pronto para ser inserido. Esse trabalho é feito pela equipe de secretaria, que é de excelência. E a nossa coordenadora Lindalva cuida dessa parte com muita competência, diretamente com os secretários. É muito importante a escola estar sempre atenta”, enfatiza a diretora.
As secretárias escolares Ângela Ribeiro e Gláucia Novaes, relatam o empenho e a importância de se preparar para o Censo Escolar, anualmente.
“Todo ano o Educacenso vem e nós secretários e auxiliares temos todo esse trabalho de coletar, revisar os prontuários dos alunos para fazer os envios no sistema. É um grande trabalho, mas acredito que nós estamos preparados para toda essa demanda”, afirma Ângela.
“O Censo é muito importante, porque é a vida do aluno e do profissional. Isso influencia bastante. É uma honra participar desse encontro, hoje”, complementa Gláucia.
Texto: Sávio Calvo
Fotos: Secom