Semma/Seagri: Semana Escolar de Meio Ambiente inicia programação na Escola Cristo Rei
Na manhã desta terça, 6, teve início a programação da Semana Escolar de Meio Ambiente na Escola Municipal de Ensino Fundamental Cristo Rei, no bairro Jardim União. A programação contou com momento cívico e palestras a respeito da importância de cuidar do meio ambiente. A Semana Escolar de Meio Ambiente é um projeto da Comissão Permanente de Mineração, Energia, Meio Ambiente, Trabalho, Indústria, Comércio e Economia e da Escola do Legislativo da Câmara de Vereadores de Marabá, e que conta com o apoio das Secretarias Municipais de Educação (Semed), Meio Ambiente (Semma) e Agricultura (Seagri).
A Semana tem como tema “Preserve o presente, construa um futuro sustentável”. O objetivo é debater e promover o cuidado com o meio ambiente com crianças e adolescentes estudantes da rede municipal de ensino.
“A gente começou a trabalhar esse tema vendo a questão do lixo, dentro dos corredores do nosso bairro. A importância que tem de incutir nos alunos o que é o meio ambiente, a preservação do meio ambiente, como está dentro da sociedade, essa sociedade mais sustentável. E para isso tem que começar na tenra idade. A gente fez um passeio de conscientização aqui no bairro. Como estão os bueiros, a questão do lixo, a preservação das árvores”, destaca Gleide Hartuique, diretora da Escola Cristo Rei.
O vereador Rodrigo Lima destacou a atuação da Câmara no sentido de promover um maior diálogo com os estudantes a respeito de temas tão pertinentes na atualidade. Para ele, é imprescindível discutir a preservação do meio ambiente desde a infância.
“Eu acredito em uma transformação da sociedade através da escola. Com essa semana do meio ambiente, a Comissão Permanente desenvolveu uma nota de serviço juntamente com a Escola do Legislativo. Corremos atrás de parceria com a Semma e Seagri para levarmos esse ciclo de palestras nas escolas que a gente achou importante, neste momento, promover essas palestras. É uma maneira de conscientizar a criança e o adolescente. O meio ambiente envolve a vida do ser humano aqui na terra”, pontua o parlamentar.
Palestras
Após o momento inicial, três turmas foram escolhidas para receberem cada uma, uma palestra. A turma do 9º ano foi escolhida para a palestra sobre consumo sustentável, enquanto uma turma do 8º ano acompanhou uma palestra a respeito do impacto das queimadas no meio ambiente, principalmente agora com o início do verão amazônico. E uma turma do 5º ano assistiu palestra sobre preservação ambiental. Além disso, com o veraneio, o descarte de lixo também será abordado a fim de orientar quanto ao cuidado com praias e rios.
Raiane Bentes faz parte do Departamento de Educação Ambiental da Semma. Ela reforça a importância das parcerias para a realização da programação e o intercâmbio de conhecimentos sobre o assunto dentro do espaço escolar.
“Tendo em vista essa necessidade, essas questões ambientais no município, de tentar promover mudança, pontos positivos no equilíbrio do meio ambiente no município de Marabá, surgiu a ideia dessa parceria. Cada um contribuir com a sua área de atuação e trabalhar o meio ambiente dentro das escolas para a gente passar para os alunos a questão da conscientização, da sensibilização do meio ambiente, tratando questões de preservação, de conservação para dentro da sala de aula”, ressalta.
A estudante Aimee Mendes tem 14 anos e está no 9º ano. Ela participou da cerimônia de abertura da programação e compartilha sua percepção sobre a relevância de discutir o cuidado com a natureza.
“Eu acho que está certo, a gente tem que aprender com o meio ambiente desde pequeno para a preservação, até porque o mundo é nosso. Se a gente não cuidar, a gente que vai perder. Então, tem que passar para a nossa geração, para as gerações futuras, tudo aquilo que a gente tem que aprender sobre o meio ambiente”, frisa a estudante.
A próxima etapa do projeto na Escola Cristo Rei é a criação de uma horta que envolva todos os estudantes e assim seja um momento importante de discutir assuntos como a alimentação saudável, descarte de resíduos molhados, que são os orgânicos, e a relação homem e natureza.
Além disso, haverá, dentro de sala de aula, momentos de discussão sobre a importância da preservação do meio ambiente com professores de diferentes disciplinas.
“Eu acho muito importante que a gente deve preservar o meio ambiente, não poluir as ruas, bueiros, para evitar doenças e não prejudicar a população. Que as gerações futuras possam ter um bom exemplo para praticar e cuidar, assim como estamos tentando. Eu sempre procuro colocar o lixo no local certo para que seja reciclado da maneira certa, para ser descartado no lugar certo e não causar danos para a população”, avalia a estudante Amanda Sofia Araújo, de 14 anos, estudante do 9º ano.
A programação da Semana Escolar de Meio Ambiente acontece ainda nas Escolas Paulo Freire e Pedro Peres Fontenelle.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Paulo Sérgio Santos