Obras: Terminal de integração recebe iluminação na plataforma de embarque e desembarque
A obra de construção do novo terminal de integração de Marabá entrou para a etapa de colocação das luminárias em todo o espaço da plataforma de embarque e desembarque de passageiros, que também já recebe a montagem da estrutura de proteção das grades em toda área do terminal.
A construção da estrutura do setor onde vai funcionar a parte administrativa está na fase de acabamento, como também toda a estrutura onde irão funcionar as lojas e lanchonetes, totalizando oito boxes. A plataforma de embarque e desembarque dos ônibus tem uma faixa para os passageiros de 50 metros de largura com 120 metros de comprimento e uma elevação do solo de 50 centímetros, ideal para o acesso nos veículos.
“Já foi concluída toda estrutura do telhado faltando o fechamento lateral que está sendo concluído e entramos para as etapas finais de acabamento como o piso e o revestimento de cerâmica, divisória de granito e conclusão das instalações sanitárias. Vamos entrar para as instalações elétricas, água fria, de combate a incêndio e iniciamos o fechamento da cerca lateral”, informa o engenheiro civil da Secretaria de Viação e Obras Públicas (Sevop), Rafael Froz.
Segundo o engenheiro, o terminal de Integração de Marabá tem o objetivo de facilitar a vida do cidadão que precisa de transporte público no município. Também vai servir para que as viagens entre os núcleos urbanos sejam mais rápidas e bem mais econômicas em razão da redução do percurso de um ponto ao outro.
“O terminal vai ser o centro de convergência dos ônibus, pois todas as rotas vão se encontrar aqui no terminal. As pessoas devem se transferir para outro veículo com apenas uma passagem e seguir viagem. Aqui o ônibus vai entrar pela esquerda e sair pela direita com rotatória exclusiva somente para os ônibus passarem e não vai ser permitido a passagem de carros e também as duas portarias de entrada e saída e também para a cobrança de bilheteria para os passageiros”, explica.
O Terminal de Integração está localizado no canteiro central entre as Folhas 27 e 26 com acesso às Folhas 22 e 23 da Nova Marabá.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Secom
Drone: Sérgio Barros