PSE: Profissionais da educação do bairro Laranjeiras assistem palestra sobre saúde mental
A manhã desta sexta, 9, para os profissionais da educação das escolas do bairro Laranjeiras foi de palestras sobre saúde mental. A ação foi promovida pelo Programa Saúde na Escola (PSE), que atua tanto na Secretaria Municipal de Saúde (SMS) quanto na Secretaria Municipal de Educação (Semed) com ações conjuntas e em parceria com a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Laranjeiras.
A ação aconteceu no auditório do Ministério Público Estadual na Agrópolis do Incra, no bairro Amapá, e contou com a participação dos professores, gestores, coordenadores, vigias e merendeiras de quatro escolas do bairro que acompanharam atentamente a palestra do enfermeiro psiquiátrico João Augusto Miranda, da Atenção Especializada em Saúde Mental (Ament).
“Hoje o mundo padece com transtornos mentais diversos. Além de perceber a incidência cada vez maior, percebemos as pessoas adoecidas de questões emocionais, psicológicas e as pessoas pensam que tudo é a mesma coisa e não é. Existem níveis de gravidade e hoje estamos fazendo um trabalho de promoção da saúde mental com toda a comunidade escolar para conseguir identificar sinais de adoecimento, tanto nos alunos quanto nos profissionais”, ressalta João.
De acordo com a coordenadora do PSE/SMS, Tacilene Varela, o objetivo da ação é atender alunos e profissionais da educação no que diz respeito à saúde mental em 10 encontros que serão realizados ainda neste semestre.
“Estamos falando sobre saúde mental com todos os profissionais de educação, do vigia à direção, e todos estão sendo atendidos. Vamos nas escolas falar de saúde mental com alunos e agora com os profissionais da educação, pois é preciso saber como lidar e encaminhar os alunos para atendimento específico. Hoje também estamos com ação na Escola Maria Antônia sobre primeiros socorros em parceria com a Faculdade Carajás”, informa Tacilene.
Para o professor Orlando Morais, coordenador do PSE/Semed, trabalhar a saúde mental é urgente e necessário nas escolas, principalmente após a pandemia, em razão do professor precisar se reinventar diante das circunstâncias e da realidade vivida nas escolas.
“A saúde mental é um grito mundial e em todos os lugares que você vai você ouve essa palavra. É um dos assuntos mais comentados, pois a pandemia deixou esse resquício, essa vida mais arrochada, ter que aprender novos conteúdos e a escola precisou dar uma resposta mais rápida daquilo que ela não estava preparada. Dentre outros fatores, elevou-se o grau destes problemas em lidar com meninos tão diversos e esse debate é com esta ênfase”, comenta o educador.
O PSE trabalha em parceria para a realização das ações, tanto nas escolas quanto fora delas. Nesta ação o trabalho foi em parceria com a UBS Laranjeiras, pois a maior parte dos profissionais da educação que atua no bairro também passam por atendimento na UBS para os atendimentos médicos de rotina.
Para o gerente da UBS, Fábio Oliveira, o importante é cuidar da saúde física e também mental dos profissionais.
“É importante cuidar desse profissional que trabalha em sala de aula, pois eles recebem uma carga muito grande. Esse cuidado resulta em qualidade para quem trabalha com crianças e até pessoas de maior idade. Quero destacar a parceria com o Ministério Público que em todos os momentos tem abraçado a causa e tem contribuído conosco neste projeto”, destaca.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio