SSAM: Equipes atuam em serviços de roço, limpeza de bueiros e pintura de meio-fio
O Serviço de Saneamento Ambiental (SSAM) mantém o trabalho contínuo de capina, limpeza, roço e outras ações pela cidade. Na quarta-feira (14), as equipes atuaram na rotatória do KM16, em trechos da Transamazônica e no Bambuzal, na entrada da Marabá Pioneira.
Durante o período do verão, o serviço torna-se ainda mais importante para evitar queimadas, dificultando o alastramento de possíveis focos de incêndio. Além, é claro, de manter a cidade limpa e organizada.
Ao longo da semana, os serviços continuarão no núcleo Cidade Nova e na Folha 34. A limpeza e o roço também foram realizados em outros bairros, como Liberdade, Araguaia e Nossa Senhora de Aparecida.
As equipes também trabalham na pintura do meio-fio na ponte do Rio Itacaiúnas e na Transamazônica, na frente do Corpo de Bombeiros. Durante o mês, os trabalhos se estenderão por toda a rodovia Transamazônica.
Os serviços de limpeza de bueiros mantêm-se ativos. Atualmente, as equipes atuam em ruas do Núcleo Cidade Nova.
Todos esses serviços são realizados para que a cidade permaneça sempre limpa e segura, principalmente no âmbito da saúde pública, pois quando uma rua está devidamente limpa, evita o surgimento e proliferação de vetores de doenças, como por exemplo, ratos e insetos.
São mais de mil profissionais trabalhando no serviço de limpeza. A cidade conta com 5 caminhões coletores, que atendem todos os bairros, desde o centro aos bairros periféricos. Outras 10 caçambas são utilizadas na retirada de entulhos em canais e grotas.
Em relação à coleta de lixo doméstico, o município mantém 15 caminhões coletores que atendem todos os bairros, desde o centro aos bairros periféricos. Outras 10 caçambas são utilizadas na retirada de entulhos em canais e grotas.
A Prefeitura de Marabá trabalha na manutenção da limpeza da cidade diariamente. Um serviço essencial, realizado pelas equipes do SSAM, que atuam em várias frentes: varrição, capina, roço, coleta, recolhimento de entulho, limpeza de grotas e bueiros e revitalização de meio-fio. O cronograma é variado e feito diariamente de acordo com a necessidade.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Sara Lopes e Paulo Sérgio