Junho Violeta: Ação na praça do Idoso sensibiliza sobre o combate a violência contra as pessoas na terceira idade
Em alusão ao Dia Mundial da Conscientização sobre a Violência Contra a Pessoa Idosa, celebrado neste 15 de junho, foi realizada, na Praça do Idoso, na Cidade Nova, uma ação como parte da campanha Junho Violeta. A ação foi organizada pela Secretaria de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI).
Além de uma caminhada simbólica com os idosos pela Avenida Nagib Mutran, uma palestra debateu os cuidados necessários com as pessoas na terceira idade, formas de realizar denúncias e a rede de apoio administrada pelo poder público para atender estes idosos.
“É um dia de sensibilização contra violência contra pessoa idosa. Temos discutido muito essa questão para que a sociedade se aproprie que o idoso tem que ser cuidado pela família. O Estado é o último estágio para assumir essa responsabilidade”, comenta a secretária de assistência social do município, Nadja Lucia Oliveira.
Segundo a titular da Seaspac, o município tem evoluído nas questões de política públicas para os idosos. “Esse espaço que é uma praça para pessoa idosa se exercitar, equipado para lazer e atividade física. O Cipiar que é um espaço de acolhimento para pessoas idosas. Temos um departamento de saúde focado na pessoa idosa. Estamos construindo uma política efetiva, mas ainda precisamos avançar muito no respeito à pessoa idosa a partir do princípio da família” destaca.
Os idosos também participaram de um café da manhã e vários serviços de saúde, como atendimento médico, vacina e testes rápidos realizados por profissionais da Unidade Básica de Saúde (UBS) Pedro Cavalcante.
A coordenadora de Saúde do Idoso da Secretaria Municipal de Saúde e presidente do CMDPI, Helane Moreira, destaca que tanto a rede da saúde, quanto do conselho estão focados em identificar a situação de maus-tratos aos idosos no município.
“Hoje estamos fazendo uma conscientização da violência contra pessoas idosas. Tem aumentado as denúncias porque a população tem tido mais conhecimento o que aumenta o número de casos. Você pode denunciar tanto no Disque 100, como no Conselho, através do número 94 984027303 que também é Whatsapp”.
Helane ressalta que a rede da saúde também auxilia nas denúncias. “Nossos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e enfermeiros nas UBS do município podem fazer a notificação procurando o conselho, onde damos o direcionamento para que a pessoa saia dessa situação de vulnerabilidade”, explica .
A SMS e o CMDPI atuam em parceria com o Ministério Público e com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). “Quando acontece essa violação de direito a gente direciona o idoso para que o Creas faça o acompanhamento e, se for necessário, seja acolhido dentro das instituições de longa permanência, como Cipiar”, conclui.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Paulo Sérgio