Meio ambiente: Caminhada com alunos e professores da Escola José Mendonça Vergolino busca conscientizar contra queimadas
Nesta sexta, 16, uma caminhada com os alunos da Escola José Mendonça Vergolino reforçou o pedido pelo fim das queimadas provocadas pelo homem e que vem causando grandes prejuízos à saúde das pessoas. A caminhada percorreu as principais ruas do bairro Centro, Marabá Pioneira, e contou com aproximadamente 300 alunos e professores.
A ação faz parte da programação alusiva à semana do meio ambiente, que foi comemorada de 5 a 9 de junho e é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) em parceria com as escolas através da agenda ambiental.
“Em parceria com a Semma tivemos a proposta de se trabalhar a agenda ambiental na escola e depois planejamos com todas as turmas para fortalecer essa parceria e sua importância. E a mensagem deixada é não às queimadas, pois infelizmente em nosso município, neste período, existem as queimadas e o desejo é acabar com essa prática”, relatou a coordenadora pedagógica da escola, Roseane Gonçalves Ferreira.
A caminhada percorreu a praça Duque de Caxias, rua 5 de Abril e Avenida Antônio Maia, finalizando na Avenida Getúlio Vargas, em frente à escola José Mendonça Vergolino. A caminhada levou a mensagem da campanha ‘Diga Não às Queimadas, ajude a combater esse crime’ tendo à frente o Departamento de Educação Ambiental (DEA) da Semma.
“Os alunos se empolgaram e a cada ano eles planejam as atividades. Serve também para contribuir nas ações da escola, pois é uma parceria importante para denunciar as queimadas. Esta ação faz parte da agenda ambiental do município e teremos outros projetos onde a escola faz parte”, explicou a coordenadora do DEA, Socorro Lins.
O DEA alerta para os perigos dos balões neste período junino, que além de perigoso também é proibido; não jogar a ponta de cigarro acesa nos acostamentos de estradas; não queimar lixo doméstico, folhagens ou entulho em áreas de vegetação, entre outras ações.
A escola José Mendonça trabalha essa prática com os alunos e objetiva formar cidadãos conscientes na preservação do meio ambiente.
“Esse momento é maravilhoso e os alunos abraçaram a causa. Formamos uma comissão dentro da escola de desenvolvimento sustentável e hoje saímos da escola para falar da importância de não queimar, pois é um crime e as crianças fazem acontecer e conscientizam a população”, pontuou a vice-diretora da escola, Suelen Couto.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Sara Lopes