Festejo Junino: Na Arena Z-30, Boi-Bumbá Senador levará tradição do Bairro Araguaia
Há 13 anos, a comunidade do Bairro Araguaia, conhecido como Coca-Cola, já sabe que quando começa o Festejo Junino o Boi-Bumbá Senador é o principal representante do local. A cada ano, o Boi cresce mais e em 2023 deu um salto no número de participantes, englobando brincantes de outros bairros da região, como Folhas 06 e 28, Cidade Nova e São Félix.
Neste ano, são mais de 100 participantes, um acréscimo de pelo menos 30 novos integrantes, que treinam diariamente para garantir o primeiro lugar. Um desses “novatos” é Rômulo dos Santos de Almeida que estreará como um dos baterista do Boi Senador. Ele se mudou para o Bairro Araguaia há quatro meses e decidiu participar da cultura do local.
“Me chamaram e me interessei. Dançava quadrilha em São Félix do Xingu, mas em Boi será a primeira vez. Estou achando muito legal participar. Estou conhecendo o povo e é uma galera divertida e é muito bom conhecer todo mundo”, comenta, garantindo que o Boi vai buscar o primeiro título.
“Expectativa é de ficar em primeiro lugar. Entrar pra perder não vale a pena. Pessoal pode esperar eu vamos entrar com tudo, chegar pra ganhar”, enfatiza.
O Boi Senador começou como um boi-bumbá para crianças, em São Félix do Xingu, depois se mudou para Xinguara, até chegar em Marabá. Ao conseguir mais apoio e estrutura, começaram a ter mais integrantes adultos e o boi foi crescendo até virar essa tradição do local.
Outra estreante ocupará, nada menos, que o destaque de Cunhã-Poranga. Kauana Rodrigues Soares, 18 anos, dançará pela primeira vez no festejo. “Seis anos que moro aqui e sempre apoiei eles. Tinha curiosidade de poder participar e ter essa experiência que está sendo muito boa. Estou muito nervosa, mas ensaio todo dia e o pessoal pode esperar muita alegria e animação”, garante.
Segundo Elliete Torres, coordenadora, coreógrafa e estilista do Boi Senador, esse ano a agremiação levará muitas novidades para a arena. “Não podemos comentar, pois é surpresa, mas garanto que podem ir assistir porque será algo espetacular, separado especialmente para cada um de vocês. Mudamos personagens, roupas, coreografia. Não teremos nada que teve no outro ano”, reitera.
Uma das experientes do grupo é Sara Kelly da Silva Miranda, de apenas 9 anos. Ela atua no Boi Senador desde os três anos, ocupando a posição de sinhazinha. “É muita emoção sempre apresentar a nossa cultura para todo mundo do Marabá e região. Estou feliz em ser a sinhazinha e temos que dizer que traremos muita alegria, felicidade, emoção e coisas boas para a arena. Vamos chegar chegando e fechar a noite com chave de ouro”, completa.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Sara Lopes