Saúde: Saiba como identificar um Agente Comunitário de Saúde
Nesta segunda-feira, 19, uma moradora da Marabá Pioneira denunciou que uma pessoa está se passando por Agente Comunitária de Saúde (ACS) da Unidade Básica de Saúde (UBS) Demósthenes Azevedo, localizada no bairro Francisco Coelho, Marabá Pioneira.
A moradora registrou Boletim de Ocorrência Policial. Ela contou que a falsa ACS tentou entrar na residência, onde havia somente uma idosa, conseguindo levar um aparelho celular do interior da casa. Diante da situação, os Agentes Comunitários de Saúde saíram pelas ruas da Marabá comunicando o fato e destacando a importância de identificar os profissionais por meio do uniforme e crachás, como explica a Agente Comunitário de Saúde, Elenaide Oliveira Lima.
“A nossa apresentação sempre é feita com uma identificação de crachá e uniforme e sempre nos identificamos apresentando esses documentos para fazer o acompanhamento da família. Fazemos um alerta para a comunidade, que sempre que houver uma pessoa se passando por uma ACS, deve se pedir a identificação da pessoa e se há suspeita, ligar imediatamente para a polícia”, relata.
A mulher ainda não foi identificada pela polícia, porém fica o alerta para que a pessoa não abra sua casa sem antes a devida identificação do profissional de saúde. De acordo com a enfermeira Lorena Borba, da UBS Demósthenes Azevedo, responsável por uma equipe de ACS da Unidade, há um grupo de famílias específicas que são atendidas pelo profissional.
“O ACS faz em média oito visitas diárias e esse profissional sempre vai estar identificado com colete, boné e crachá. Toda área tem um ACS específico e a população pede de início a identificação do profissional. Hoje, nós temos os grupos vulneráveis como os idosos, diabéticos, crianças, hipertensos e gestantes que são visitados com maior frequência pelo menos uma vez na semana, e só se deve abrir a porta após a devida identificação”, conclui a enfermeira.
Para além da Marabá Pioneira, se houver alguma dúvida, o morador pode buscar informações sobre o profissional ACS diretamente nas Unidades Básicas de Saúde do município ou confirmando a identidade do profissional na Secretaria de Saúde por meio do telefone (94) 3324-4497.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Secom e Arquivo