Festejo Junino: Órgãos de segurança atuam em diferentes áreas para garantir a proteção do público e dos brincantes
Na Marabá Pioneira, no Complexo Esportivo do bairro Santa Rosa, conhecida como Arena Z30, os brincantes cantam e dançam sem parar. O público nas arquibancadas vibra, bata palma e se emociona. Outros passeiam pela praça da alimentação, experimentam comidas típicas e apreciam os shows no complexo montado, no local. E para garantir que tudo isso aconteça de forma segura e ordeira tem uma galera que está sempre atenta e trabalhando muito, formada pelos órgãos de segurança da Secretaria Municipal de Segurança Institucional (SMSI), bem como os Bombeiros Civis e a Polícia Militar, os quais se dividem por toda a Marabá Pioneira, para assegurar o bom andamento do 36º Festejo Junino de Marabá antes, durante e depois da festa.
Trânsito
A primeira equipe a chegar é a do Departamento Municipal de Transito (DMTU), que a partir das 18h já começa a organizar as ruas no entorno da arena. “Temos agentes escalados fazendo os pontos de isolamento e informando ao cidadão qual a rota alternativa para ser utilizada nesses dias de festejo junino. São 6 pontos de isolamento no entorno de onde acontece o evento”, explica Emanuel Souza, supervisor de trânsito do DMTU no festejo.
O DMTU está atuando com 30 agentes e 6 viaturas. As equipes permanecem no local até uma hora da depois do encerramento do evento. “Independente da hora que o evento acabar, esperamos dispersar a população, monitorando infrações e organizando o trânsito. O DMTU está aqui para garantir a segurança para quem se desloca para cá”, acrescenta Emanuel.
Ele conta que até agora poucas ocorrências e de gravidade baixa foram registradas e faz um pedido à população. “Até agora o que temos foram pequenas ocorrências de veículos com problemas na via, mas está correndo tudo bem. Pedir que quem venha, se atente nos horários, regras de trânsito e procure chegar cedo por causa do estacionamento”, conclui.
Patrimônio
Se os agentes de trânsito são os primeiros a chegar, os agentes do Departamento Municipal de Segurança Patrimonial (DMSP) nem chegam a ir embora. A equipe conta com 20 servidores e mantém pelo menos quatro no local, 24 horas por dia, para garantir a segurança das estruturas e equipamentos usados no festejo.
“Todos os dias temos uma equipe operacional formada por 20 agentes, prestando apoio por todo o perímetro interno do local de apresentações do festejo, no intuito de evitar invasões à área dos brincantes. Também apoiamos a equipe da Secretaria de Cultura no que se refere à segurança do pessoal envolvido na organização do evento, controle do acesso de pessoas ao interior da arena, ao palco principal e ao local disponibilizado para PCD, idosos, lactantes e outros que se enquadrem em grupos com direitos preferenciais”, explica Gedeon Gomes, supervisor da equipe do DMSP no Festejo.
Alimentação
Quem vai apreciar a variedade de comidas oferecidas aos brincantes no Festejo Junino também pode ficar tranquilo que a segurança alimentar e do local também é um reforço. O Departamento de Postura trabalha com cinco fiscais que atuam toda a noite, a partir das 19h, fiscalizando barracas dos ambulantes.
“Nosso trabalho é fiscalizar as autorizações, carteirinha da vigilância sanitária, por que tem que ter para manipulação de alimentos. E também regular e proibir a venda de ambulantes com garrafa de vidro” comenta a fiscal da Postura, Sara Catarina.
Ela conta que, até então, não foi observado nenhum problema com os alimentos vendidos no festejo. “Fizemos algumas apreensões de bebidas, porque todos são cientes que não podem vender garrafa de vidro, isso está especificado na autorização que é dada. Mas, no geral, está tudo tranquilo e temos uma bela e segura festa”, acrescenta Sara.
Segurança
A Guarda Municipal de Marabá (GMM) está com 20 agentes e quatro viaturas que se revezam entre as áreas do evento e arredores. Eventualmente, a equipe também dá suporte a outras festas juninas que acontecem pelo município.
“Nosso trabalho é de prevenção. Hoje (25) tivemos um chamado da população, onde foi retirado um rapaz alcoolizado da multidão, que estava com uma faca de mesa e uma pistola de cola quente. Retiramos ele e garantimos a segurança do evento que, no geral, está ocorrendo de forma ordeira com poucas e pequenas ocorrências”, relata o Superintendente da GMM Inspetor Leão, que também está na supervisão da equipe do Festejo Junino.
Saúde
Focado no atendimento aos brincantes dentro da arena e do público das arquibancadas, os bombeiros civis estão presentes em todas as noites do evento. São 10 agentes, sendo dois técnicos em enfermagem e dois bombeiros profissionais, que se revezam sempre atentos na prevenção tanto de acidentes, como de algum mal estar que possa ser sentido principalmente pelos brincantes.
“É comum nesse tipo de evento que possam ocorrer desmaios, alteração de pressão. O brincante vem para se divertir, mas, às vezes, esquece de se alimentar ou de se hidratar. Nossa equipe está sempre a postos no backstage para caso alguém passe mal, nós damos o primeiro atendimento e o locomovemos até a ambulância da Secretaria Municipal de Saúde”, explica o coordenador da equipe de bombeiro civil, André Lima.
Ele ressalta que as ocorrências ainda estão baixas, mas costumam aumentar com o avançar do festejo. “As primeiras noites costumam ser mais tranquilas, mas, normalmente, com grupo especial e as finais as ocorrências dobram, os manifestantes têm crise de ansiedade, há uma competitividade, fadiga, mas estamos aqui para monitorar e auxiliar. Quem vier à arena, curtir, brincar, mas sempre com aquele cuidado de não extrapolar na bebida, se hidratar e se cuidar”, solicita o bombeiro André Lima.
O Festejo Junino de Marabá ocorre de 23 de junho a 1º de julho, sempre a partir das 19h30.
Você acompanha a transmissão ao vivo pelo Youtube da Prefeitura de Marabá, neste link: https://www.youtube.com/c/PrefeituraMarabáoficial
Confira a programação aqui: https://maraba.pa.gov.br/sorteio-ordem-apresentacao-festejo-junino/
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Sara Lopes / Sérgio Barros (áerea)