Seagri: Secretaria prepara estande com 11 unidades demonstrativas para a Expoama 2023
Entre os dias 1 a 9 de julho, acontece a Exposição Agropecuária de Marabá (Expoama) 2023 e junto a ela, a Secretaria Municipal de Agricultura de Marabá (Seagri) estará presente por meio de um estande de várias unidades demonstrativas, com amostras dos trabalhos desenvolvidos pela equipe no município.
O espaço representa uma espécie de vitrine dos principais projetos executados pela Seagri junto à agricultura familiar do município. Entre eles: apicultura, avicultura, compostagem, hidroponia, horta no chão, laboratório de solo, pastejo, produção de feijão, melancia e banana, suíno, tanque de peixe, além da feira da agricultura familiar.
O Secretário Adjunto de Agricultura, Marcos Paulo Eleres, enfatiza que um dos projetos a serem expostos pela Seagri, o de compostagem, é único na Região Norte e Nordeste. Além disso, a cultura de hidroponia será por meio de placa solar este ano, e objetiva mostrar ao agricultor os bons resultados financeiros que essa técnica traz.
“São projetos ótimos e nós estamos fazendo aqui como se fossem mini fazendinhas, onde convidamos as famílias, convidamos a todos para participarem, visualizarem e observarem na prática aquilo que a Prefeitura tem investido na Zona Rural de Marabá. E isso tudo através de um escoamento de produção”, pontua o Secretário.
Além disso, o secretário reitera que cada unidade demonstrativa terá plaquinhas com um QR Code, para o acesso de informações gerais sobre o projeto, quantidade de famílias atendidas em Marabá e data de criação.
“A pessoa vai poder acessar vídeos da produção e também a história daquele programa, bem como sobre o surgimento no município, por exemplo.”, complementa.
Haverá ainda um espaço destinado à feira da agricultura familiar, onde vários produtores farão a exposição e venda de produtos trazidos da Zona Rural.
“Eles trarão desde o cacau, o açaí, o cupuaçu, a farinha, diversos produtos. Então desde já, a gente convida todos para tá visitando o estande da Prefeitura, juntamente com a Secretaria Municipal de Agricultura”, finaliza o Secretário.
Texto: Sávio Calvo
Fotos: Paulo Sérgio