Obras: Em fase de acabamento, UBS Pedro Cavalcante terá 7 novos consultórios médicos
Em poucos meses, a população do bairro Amapá e outros núcleo Cidade Nova será contemplada com uma Unidade Básica de Saúde totalmente revitalizada e ampliada, isso porque os serviços na UBS Pedro Cavalcante estão com 90% das obras concluídas. Atualmente, os 15 trabalhadores seguem nas etapas de acabamento do prédio, como o assentamento de portas, janelas, finalização do teto, instalação de louças nos banheiros, aplicação de resina no piso e de massa corrida no interior e exterior do prédio para a pintura final. Além disso, a parte elétrica deve ser concluída em poucos dias. Vale ressaltar que a Unidade terá segundo piso.
“Estamos também em fase de limpeza dos pisos e instalação do guarda-corpo da escada que dará acesso ao segundo piso, ou seja, falta bem pouco mesmo. Assim que tudo isso for finalizado, entra a parte dos móveis, climatização e a inauguração, pois é uma obra bastante esperada”, destaca a engenheira da obra pela Sevop, Larissa Brás.
A área total do setor de atendimento e serviços do novo prédio é de 605.5 metros quadrados (m²). Já o setor administrativo possui 94.4 m², totalizando 699,9 m². O prédio conta com 7 novos consultórios médicos, 2 consultórios odontológicos, 1 sala de triagem, 1 sala de vacina, 1 farmácia, 1 sala de curativos e outros procedimentos, 1 sala de regulação, 1 sala de esterilização e 2 banheiros amplos e com acessibilidade. Com a ampliação, a nova UBS Pedro Cavalcante vai contar com novos espaços, como a sala para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), gerência e almoxarifado.
Referência em atendimento médico dos moradores de bairros do núcleo Cidade Nova, como Amapá e Novo Horizonte, a UBS Pedro Cavalcante funciona, no momento, em prédio provisório, na Rua Rio Vermelho, bairro Novo Horizonte. Considerado um dos postos de saúde mais antigos de Marabá, a Unidade possui uma equipe de mais de 50 profissionais, entre médicos clínicos gerais, fonoaudiólogos, nutricionistas, enfermeiros, técnicos em enfermagem, serviços gerais, administrativos e auxiliares de regulação.
As obras do novo prédio são orçadas em R$ 660.059,67, recursos próprios do município. A previsão de entrega é até fevereiro de 2024.
Texto: Sávio Calvo
Fotos: Paulo Sérgio