Defesa Civil: Em duas semanas, a Brigada de incêndio já atendeu 12 ocorrências pela cidade
A Brigada de Combate a Incêndios iniciou o trabalho de atuação no último dia 21 de junho. De lá para cá, as equipes já atenderam 12 ocorrências de queimadas de médias e grandes proporções. Com a chegada do verão amazônico e a falta de chuvas na região, o incidêncio de queimadas aumenta, tanto as de causas naturais como também as resultantes de ação humana que têm seus efeitos amplificados pela vegetação seca.
Os brigadistas atuam em conjunto com o Corpo de Bombeiros, de segunda a segunda, das 8h às 18h. Além disso, a equipe também passou por um curso preparatório junto à organização.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Guarda Municipal de Marabá, por meio do Grupamento de Proteção Ambiental (GPA), também auxiliam nas ações de combate e controle das queimadas pela cidade.
“Estamos trabalhando com dez brigadistas, mas ao todo, a equipe com motoristas e outras pessoas envolvidas, são 15 pessoas. O núcleo mais afetado é Nova Marabá, seguido do bairro Novo Horizonte e do núcleo São Félix. Estamos saindo com o Corpo de Bombeiros pelo 190 e 193 e trabalhando também em conjunto com a Semma e Guarda Municipal”, ressalta Marcos Andrade, Coordenador da Defesa Civil Municipal de Marabá, responsável pela Brigada.
As equipes dispõem de duas caminhonetes e caminhão pipa com capacidade para 20 mil litros.
Realizar queimadas é um crime ambiental em que o indivíduo que pratica está sujeito à multa. Durante as ações, a equipe realiza abordagem orientando a população a não fazer queimadas pelos efeitos que causam à saúde e ao meio ambiente.
Além do 190 e do 193, outro telefone para acionar a Brigada é o (94) 99173-7173, que recebe chamadas das 8h às 18h.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Divulgação