Verão 2023: Domingo de praia com segurança e limpeza
Domingo é dia de ir à praia e aproveitar cada instante com a família ou dia de reunir os amigos. E não foi diferente no dia de ontem, 9, que registrou uma alta temperatura e atraiu centenas de banhistas até a praia do Tucunaré, principal balneário de Marabá.
Um forte esquema de segurança foi montado pelos órgãos de segurança do Estado e Município para que as pessoas tivessem um final de semana tranquilo e sem problemas, desde a travessia até o local de relax, durante o dia de descanso. A Polícia Militar esteve presente na praia com um efetivo de vinte homens, além dos Guarda-Vidas do Corpo de Bombeiros que se dividiram em toda extensão da praia.
Os agentes de segurança da Secretaria Municipal de Segurança Institucional (SMSI) também faziam rondas e prestavam apoio para os demais órgãos que realizavam o trabalho no balneário, como a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), que montou um grupo na área de embarque na Orla com distribuição de sacolas plásticas para o descarte de lixo.
“Estamos com equipes de entidades parceiras no trabalho de distribuição das sacolas biodegradáveis. Na praia estamos com uma tenda onde acontece a troca de garrafas pet ou latas de bebidas por brinquedos, como damas, bolas, bóias, copos e outros brinquedos, e esse projeto vem dando excelentes resultados porque cria também uma consciência ambiental nas pessoas”, relatou Carleans Pereira, Educadora Ambiental da Semma.
Glenda Bentes da Silva aproveitou o domingo para reunir os amigos numa tenda improvisada, mas o que não faltava no espaço era alegria e muita conversa.
“Esse ano está maravilhoso, muito bom e a segurança tem me agradado muito. Hoje é dia de trazer a família para se divertir e se distrair na praia”, disse a veranista.
Uma equipe da Divisão de Vigilância Sanitária (Divisa) realiza o um trabalho de orientação e alerta em relação ao manuseio com alimentação e bebidas.
De acordo com a Educadora Sanitária da Divisa, Solange Freire, muitos barraqueiros ainda devem se adequar para que possam oferecer uma alimentação respeitando as normas de higiene, porém o trabalho vai continuar durante todo o veraneio em Marabá.
“Estamos fazendo um trabalho educativo, acompanhamento e orientação para os barraqueiros. A orientação é quanto ao condicionamento de comida e bebida para não colocar diretamente no chão e se permanecer com as irregularidades teremos que tomar alguma providências”, alertou Solange Freire.
O mecânico José de Souza Filho, morador da Marabá Pioneira, aproveitou o domingo de sol para relaxar.
“Aproveitei e trouxe a família para banhar e comer um peixe, já estava com saudade da praia do Tucunaré”, disse José Filho.
Quem desembarca na praia, começa a andar e conhecer os atrativos, vai se deparar com uma enorme tartaruga feita com pedaços de madeira e muita imaginação do servidor da Semma, Roberto Araújo Ribeiro. Ele conta que foram 20 dias até todo o trabalho estivesse concluído.
“No ano passado fiz um peixe e este ano estamos com essa tartaruga de madeira, durou cerca de 20 dias para sua confecção. São pedaços de madeira e galhos de árvores tortos para usar na estrutura e pus uma sombrite, pois é um material resistente ao sol e tem agradado muito as pessoas e atraído a curiosidade dos banhistas”, relata.
De acordo com Odilon Cerqueira, coordenador de Gestão de Limpeza, do Serviço de Saneamento Ambiental de Marabá (SSAM), o trabalho de limpeza ocorre regularmente na praia e para isto foi realizada a instalação de 50 lixeiras ao longo do balneário.
“Foram instalados 30 banheiros químicos e está prevista a instalação de mais 20 banheiros. Estamos utilizando um trator tipo Jirico com carroceria para a limpeza dos banheiros e são disponibilizados 20 agentes na limpeza da praia, além da utilização de três embarcações tipo rabeta para o transporte dos resíduos”, afirma Odilon Cerqueira.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio