Sevop: Obras no Parque Vavazão estão na etapa de urbanização
Após a terraplanagem, as equipes da Secretaria de Viação e Obras Públicas (Sevop) atuam, agora, na pavimentação em concreto das pistas de entrada, de acesso e da área de apresentações, instalação de bloquetes para o piso intertravado nas áreas de passeio e construção dos meios-fios.
Na etapa atual, também está sendo erguido o pergolado em concreto e já está em finalização as bacias de evapotranspiração – fossas ecológicas – construídas com camadas de filtros, a fim de evitar a contaminação do solo.
O mirante contará ainda com guarda-corpo e dois quiosques, que serão construídos, parquinho e academia ao ar livre, além de uma pista de caminhada. São mais opções de lazer e de práticas esportivas para o público que frequenta o balneário.
Valter Dias mora há dez anos nos arredores do parque. Ele acompanha de perto o andamento da obra e celebra a ação da gestão municipal. “Essa obra é de muita qualidade e estávamos esperando isso há anos. Todos os moradores agradecem por essa obra. É uma obra grande, a prefeitura está de parabéns. Graças a Deus está sendo concluída e os rapazes estão trabalhando todo dia pesado”, declara.
De acordo com o titular da Secretaria Municipal de Viação e Obras Públicas de Marabá (Sevop), Fábio Moreira, a obra segue o cronograma e uma das próximas etapas será a arborização, com o plantio de mudas.
“O Vavazão já entra na reta final, já avançamos bastante e já vamos começar agora a parte de arborização, com plantio. Estamos concluindo a parte de concreto, o banheiro ecológico. Os brinquedos e os aparelhos da academia já estão encomendados, daqui uns dias serão instalados. Uma obra muito importante para o turismo de Marabá. Era um ponto que antes era até marginalizado e agora com as obras, que estamos fazendo, está dando uma visibilidade. A gente conseguiu abrir a janela para o rio, isso embelezou bastante o balneário”, ressalta o secretário.
A área total construída do Parque Ambiental Vavazão é de 5.600 metros quadrados. Segundo o engenheiro Rhuan Alcântara, responsável pela obra junto à Sevop, o parque trará mais segurança para o local e reforçará o turismo da cidade.
“O ponto mais importante que eu vejo é a segurança. Uma obra dessa traz um policiamento, manutenção nessa questão de segurança. A obra em si tem uma vista bonita nesse mirante para o Rio Itacaiunas. Vamos ter uma área verde muito bonita. Então, entre todos esses pontos, traz mais essa questão turística para a cidade”, comenta.
A construção do parque está avaliada em R$ 1.41.562,34 a partir de recursos próprios da Prefeitura.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Sara Lopes