SMSI: Segurança municipal e estadual recebem capacitação da Marinha do Brasil
Durante esta sexta, 14, no auditório do Comando de Policiamento Regional II, cerca de 30 servidores da Segurança Pública Municipal e Estadual de Marabá participaram da aula inaugural do Curso Especial para Tripulação de Embarcações de Estado no Serviço Público (ETSP). A capacitação é realizada por instrutores da Marinha do Brasil e tem parceria com a Secretaria Municipal de Segurança Institucional (SMSI). Foram disponibilizadas 30 vagas aos agentes da Guarda Municipal de Marabá (GMM), Departamento Municipal de Segurança Patrimonial (DMSP), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma). Além disso, policiais militares também participaram.
Segundo o Secretário de Segurança Institucional do Município, Jair Guimarães, a intenção maior é preparar, capacitar, treinar e dar habilidade aos servidores da segurança para que atuem de forma mais eficaz neste verão.
“Durante algum tempo a gente vem mantendo contato com a Marinha do Brasil e este ano a gente incrementou também as forças de Segurança Pública, com 60 vagas, distribuindo 30 para os barqueiros e 30 para os profissionais da segurança. Nós estamos nos preparando para trabalhar de forma que possamos fazer um termo de cooperação técnica com a Marinha e poder auxiliá-la nos nossos rios aqui da região, haja vista que o Rio Tocantins é um rio Federal”, destaca o titular da SMSI.
O curso vai até quarta-feira, 19, conta com aulas práticas e teóricas para aumentar a segurança da tripulação, e de que os agentes da SMSI auxiliem a Marinha futuramente nas fiscalizações.
Serão abordados temas como: Conhecimentos de Marinha; Comunicação; Primeiros Socorros, Legislação sobre Tráfego Aquaviário; Manobras de Embarcações; Noções sobre Motores Propulsores; Noções sobre Estabilidade de Embarcações; Navegação e Meteorologia; Combate a Incêndio , Sobrevivência; Poluição Ambiental nos Rios e Segurança na Navegação, dentre outros. Também haverá aulas práticas a bordo de embarcações. Ao final da capacitação, todos os participantes receberão certificados
“Preparamos a logística com a Marinha, instrutores, preparamos o colégio, sala, o local para eles ficarem, damos o apoio com as viaturas. É importante porque todo mundo ganha. A sociedade vai ganhar e ano que vem nós não vamos ter nenhum dissabor de pessoas bebendo e dirigindo lancha ou o jet ski, pois teremos fiscalização. Nós vamos ter mais presença do município, do Estado e da União com relação à Marinha no Rio, aqui em Marabá”, complementa o Secretário Jair Guimarães.
Josafá Souza, Coordenador do DMSP, entre os cinco agentes do Departamento participantes da capacitação, afirma que a iniciativa vai promover mais integração entre a Segurança Municipal.
“É muito importante pelas atividades que nós desempenhamos nas águas do Rio Tocantins, Itacaiúnas e também nas missões que são passadas pela Prefeitura, além de ser importante para qualificação dos servidores e ao mesmo tempo trazer essa integração realizada pelos órgãos de segurança de Marabá”, pontua.
Para o coordenador da Guarda Municipal de Marabá, Wiliscley Leão, o curso irá ampliar os conhecimentos e capacitar mais agentes.
“Essa capacitação vem somar principalmente com nosso Grupo de Proteção Ambiental. Há 6 anos, quando foi formado o grupamento, a maior parte dos agentes já tinha realizado o curso e agora mais 6 agentes realizam esse treinamento, para poder pilotar, e outros 12 estão nesse processo para renovar a carteira. Então, agora teremos quase 20 agentes habilitados para condução de lanchas e embarcações aquáticas. Isso vai acrescentar, porque a gente também, através da SMSI, está adquirindo uma lancha para a GMM, para ajudar nos nossos projetos, como Piracema, Quelônios”, ressalta.
Texto: Sávio Calvo
Fotos: Paulo Sérgio