Seaspac: Campanha Agosto Lilás prevê atividades na luta contra violência doméstica e feminicídio
No mês de agosto, a Secretaria de Assistência Social, Proteção e Assuntos Comunitários (Seaspac), por meio da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Mulheres, desenvolverá uma série de atividades em referência ao Agosto Lilás, mês de proteção à mulher.
A campanha ocorrerá nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e escolas do município e encerrará com uma grande ação em parceria com o Shopping Partage. A ideia é disseminar informações de interesse público relativos à realidade de enfrentamento à violência contra a mulher, assim como existência do Plano Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres de Marabá, convocando a participação extensiva da sociedade civil de um modo geral.
“A campanha começa oficialmente no dia 7 de agosto na Câmara Municipal e segue durante o mês nos Cras do município, Creas e algumas escolas da rede publica. A finalização será dia 25 no Partage Shopping, com atividades culturais, apresentação da rede de enfrentamento a violência contra mulher e participação de toda comunidade marabaense”, comenta Heliane dos Santos Paiva, coordenadora especial de políticas pública para as mulheres.
É importante ressaltar que a violência contra a mulher pode ocorrer de múltiplas formas. Alguns exemplos são: humilhação, xingamentos e diminuição da autoestima; restrição a liberdade de crença da mulher; pressão psicológica, conhecida como gaslighting (uma forma de abuso mental que consiste em distorcer os fatos, e omitir situações para deixar a vítima em dúvida sobre a sua memória e sanidade); controle e opressão da mulher com comportamentos obsessivos sobre o que ela faz ou para onde sai.
A denúncia de violência contra a mulher pode ser feita para a Polícia Militar, no número 190, e em delegacias e órgãos especializados onde a vítima procura amparo e proteção, como a Delegacia especial de Proteção a Mulher (DEAM), Centro de Referência de Atendimento a Mulher (CRAM), Coordenadoria da Mulher e, ainda, nas entidades da sociedade civil que também são porta de entrada dessas denúncias.
Outra opção é ligar para o Disque-Denúncia, no número 94 3312-3350, e na central de atendimento à mulher, por meio do telefone 180, que funciona 24 horas por dia, totalmente gratuito e confidencial em mais 16 países, incluindo o Brasil.
Calendário das atividades do Agosto Lilás em Marabá
- 04/08 – Pé na “areia” – caminhada com adesivação e exposição da rede e da Coordenadoria como OPM em Marabá e informações para a sociedade civil marabaense;
- 05/08 – Participação do sarau da Lua Cheia;
- 07/08 – 17 anos da Lei Maria da Penha, promulgada em 07 de agosto de 2006; Abertura oficial da Campanha com café da manhã e entrega de “laços” em alusão ao Agosto Lilás às entidades e personalidades convidadas, na Câmara de Vereadores
- 11/08 Atividades no CREAS
- 21/08 – Atividades no CRAS Morada Nova;
- 25/08 – Dia Laranja Campanha Una-se da ONU Pelo Fim da Violência de Gênero, no Partage Shopping Marabá;
- 28/08/2023 Atividades nos CRAS da Folha 13 e Amapá.
Nos dias 11, 21, 25 e 28, as atividades contemplam palestras e rodas de conversa com usuárias e técnicas para discussão dos temas relevantes sobre o combate às violências. Além disso, haverá apresentação do plano municipal de políticas públicas, apresentação de parceiros governamentais e não governamentais da rede, que atuam no enfrentamento da violência doméstica e familiar, canais de denúncias e a divulgação da Consulta Pública “Marabá Por Elas”.
Texto: Osvaldo Henriques
Foto: Paulo Sérgio e Sávio Calvo