Dia do Agricultor: Produtor de hortaliças mostra cotidiano que iniciou na infância
Parabéns aos agricultores por sua dedicação ao plantio, trabalho diário no campo e colheitas que alimentam mundo
Lavrar, adubar, plantar e colher são ações que fazem parte do cotidiano de todo agricultor, ao cultivar a planta de algum um tipo de alimento. Em 28 de julho é celebrado o Dia do Agricultor, data que homenageia homens e mulheres que dedicam suas vidas à produção de alimentos e ao cultivo da terra.
Desde 1960, por meio do Decreto de Lei nº 48.630, o então presidente Juscelino Kubitschek reforçou para toda a sociedade o papel do produtor agrícola como um dos principais responsáveis pelo crescimento econômico do país.
O senhor Abel de Carvalho é um desses agricultores. Homem simples de sorriso cativante, bigode charmoso, que gosta de contar as histórias do tempo em que chegou aqui no Pará para tentar uma nova vida que começou no garimpo. Desde a infância ajudava o pai na horta que hoje é dele e, apesar de ter exercido outra profissão e dado voltas em outros lugares, é aqui em Marabá, na horta da Folha 16, que realmente vive sua paixão e curte a aposentadoria.
“Meu gosto por plantar vem das minhas raízes. Trabalhamos aqui juntos quando eu era criança. Meu pai adquiriu esse solo na década de 80, mas por problemas de saúde ele e minha mãe tiveram que voltar para a cidade de origem e depois que minha mãe faleceu, meu pai não retornou para cá. Eu fiquei trabalhando na minha área. Sou técnico em montagem industrial, mas sempre disse que quando me aposentasse, voltaria às minhas raízes. Eu nunca esqueci a roça, porque mesmo que a gente deixe a roça, a roça não deixa a gente”, argumenta.
A horta recebeu o nome de Horta HTG (Horta Três Gerações), porque foi do pai do agricultor Abel. Hoje é do seu Abel e futuramente seu filho vai assumir.
O agricultor mostra com amor as mudinhas que estão em crescimento no berçário de mudinhas como alface, rúcula, maxixe, cheiro-verde. A técnica aplicada é a de hidroponia, que ele aprendeu com um amigo e aprimorou com seus conhecimentos de mecânica. A técnica utiliza apenas água reciclada que passa o tempo todo pelas raízes.
“Utilizamos uma tecnologia israelense que usa cálcio, ferro e NPK na quantidade certa. Não utilizamos agrotóxico. As mudinhas tomam uma vacina e crescem limpas e sem defeitos. Quando acontece de entrar algum fungo, utilizamos a limpeza hospitalar. E após a retirada da produção, entra uma escova e água sanitária nos canos, deixa tudo limpo e colocamos duas horas no sol. Assim os fungos são eliminados. É muito simples. Só não pode deixar o problema crescer”, reforça.
Na opinião do seu Abel, o agricultor é menosprezado pela sociedade porque geralmente são pessoas que não têm uma cultura elevada, são analfabetos, geralmente são pessoas simples, mas para ele, o agricultor é importante para a sociedade.
“O agricultor está trabalhando para produzir. Produzir alimento é muito importante, porque o alimento vai para a mesa do povo e as pessoas precisam de qualidade, precisam de um alimento que tem origem, o qual estamos mostrando aqui. Não deixo de ter orgulho de levar uma produção de qualidade. Para mim, é um orgulho ser agricultor, pois estou produzindo alimento, que é a base do mundo”, pronuncia.
Quando começou, Abel teve apoio da Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri) e é muito agradecido por isso. “Recebi uma visita da Secretaria de Agricultura e eles me ofereceram apoio, o qual foi muito importante. Após ter conversado com eles, eles me disseram para procurar a Feira da Folha 28, que é um ponto comercial extraordinário, não tem melhor. E todos os domingos a gente está lá”. Além de comercializar na feira, ele fornece para restaurantes e hamburguerias e ainda vende em um ponto comercial da própria horta.
Como o seu Abel, muitos agricultores do município e região podem contar hoje com o apoio da Secretaria de Agricultura. E para reforçar ainda mais essa parceria, o secretário adjunto da Secretaria de Agricultura, Marcos Paulo Eleres, deixa uma mensagem especial para os agricultores.
“Queremos parabenizar todos os agricultores por esse dia tão especial, sempre lembrando que só existe secretaria de Agricultura porque existem produtores aptos, produtores que estão todos os dias trabalhando de 6h da manhã até 8h da noite, então vai aqui os nossos parabéns e dizer que nós estamos de portas abertas para que a gente possa crescer juntos”, conclui.
Texto: Fabiana Alves
Fotos: Sara Lopes