Seagri: Secretaria adquire mais máquina para uso pelos produtores rurais
A Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri) registrou a chegada de mais uma máquina para ser utilizada pelos produtores rurais da região. Trata-se de um trator de esteira para fazer o serviço de ampliação da área a ser cultivada pelos agricultores e, consequentemente, aumento da produção.
A nova máquina adquirida através de uma emenda parlamentar do Deputado Federal Joaquim Passarinho, chegou na semana passada. Junta-se a outras 22 máquinas adquiridas ao longo dos últimos seis anos e mudaram o cenário da produção na agricultura do município e na vida dos agricultores familiares.
De acordo com Adailton Sá, Secretário Municipal de Agricultura, o trator de esteira será utilizado em uma faixa de terra na plantação essencial para que o pequeno produtor amplie a área, já que os tratores de pneus não conseguem fazer esse papel retirando uma parte da vegetação mais densa.
“Esse trator é muito importante para a zona rural porque só com o trator de esteira é possível aumentar a área de gradeamento que ele serve para fazer o trabalho de retirar os tocos de árvores da área antes de ser feito o gradeamento. Então é uma coisa muito importante porque é um jeito de você aumentar a área e aumentando a área aumenta a produtividade, aumenta a renda e isso é tudo em função do trator”, explicou Adailton Sá.
O Secretário destaca ainda a ampliação de máquinas que estão sendo utilizadas no trabalho em áreas rurais do município e que hoje atende uma média de 7 mil famílias anualmente.
“Quando assumimos tínhamos quatro tratores, dois parados e dois trabalhando. Hoje nós já conseguimos 22 máquinas de pneu fazendo o atendimento à zona rural. Primeiro a gente faz uma gradagem, depois faz a distribuição do calcário de acordo com a análise de solo, depois incorpora esse calcário e depois ainda faz outro gradeamento para poder fazer o plantio. Então são três gradeamentos na mesma área, emprego de muitas máquinas necessárias para poder melhorar a produção”, destaca.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Karoline Bezerra