Cultura: Em setembro, Marabá terá a terceira Festa Literária
Uma reunião realizada na manhã desta quarta-feira (2), entre o secretário municipal de cultura, Genival Crescêncio, o representante da Secretaria Estadual de Cultura, Luciano Gomes e o prefeito de Marabá, Sebastião Miranda. O principal tema abordado foi a programação cultural da 3ª Festa Literária do município, dentro da 25º Feira-Pan Amazônica do Livro e das Multivozes.
A terceira Festa Literária do município vai acontecer entre 23 de setembro a 1º de outubro de 2023 e vai reunir público de Marabá e cidades vizinhas com uma vasta programação cultural, que inclui rodas de conversas com escritores, apresentações culturais, encontros literários, espaço infantil com oficinas, contações de histórias, além de atrações musicais.
“Esse primeiro momento é o das articulações e iniciarmos o debate para organizar a programação cultural e envolver as universidades, Semed e Seduc porque esse evento é regional. Com uma ampla programação e participação dos municípios circunvizinhos e a grande maioria das escolas participa da feira e vamos fazer uma grande mobilização”, destacou Genival Crescêncio, Secretário Municipal de Cultura.
A realização do evento é uma parceria entre Secretarias de Cultura e de Educação do Estado do Pará (Secult e Seduc), por meio da 4ª Diretoria Regional de Educação, Fundação Cultural do Pará (FCP), e Secretaria de Cultura de Marabá.
“Essa parceria é importante porque a programação da Festa Literária de Marabá agrega a Feira do Livro e das Multivozes. Então é o terceiro ano que realizamos e é importante para a educação local, dos artistas locais dos escritores e é uma programação extensa que envolve a comunidade de uma forma geral e incentiva o hábito da leitura. Tenho certeza que vai ser um grande sucesso”, destacou Luciano Gomes, Diretor de Cultura da Secult Pará.
Para o prefeito de Marabá, Sebastião Miranda, a Festa Literária é um grande momento de envolver estudantes, educadores e a comunidade em geral para se aprofundar ainda mais no mundo da leitura, da cultura e das artes.
“A feira do livro é uma tradição em Marabá e temos um prazer imenso em realizá-la e tem bônus para os professores comprar livros e temos que incentivar a leitura porque é uma maneira da pessoa conhecer o mundo e o conhecimento é que liberta o ser humano e vamos estar presente na feira do livro fazendo visitas e participando ativamente e é muito legal e tem uma grande repercussão na comunidade”, comentou Sebastião Miranda, Prefeito de Marabá.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Sara Lopes e arquivo