Cidade: Marabá ganha ainda mais vida com florada de ipês
Nesta época do ano, entre os meses de junho e setembro, diversas vias e canteiros de Marabá ganham mais vida com a florada dos ipês nas cores: branco, rosa e amarelo. A beleza das flores deixa o passeio ainda mais agradável e chamativo, modificando a paisagem urbana. Um espetáculo para contemplar o alto das árvores ou espalhado pelo chão, que ganha um tapete de pétalas.
Os ipês podem ser encontrados na Folha 31, ao longo da Avenida VP-3, VP-6, VP-7 e VP-8, na Praça do Novo Horizonte; Avenida Boa Esperança, no bairro Laranjeiras; Avenida Paraíso, no bairro Liberdade; Rodovia Transamazônica e muitos outros locais.
O ipê é uma árvore nativa do Brasil e seu nome vem da língua tupi, que significa “casca dura”. Cada tipo de ipê tem uma época de florada. É justamente no fim do inverno que surgem as flores amarelas, mas antes delas, as flores roxas já deram o ar da graça. Por último surge o ipê branco, considerado mais raro, assim como o bicolor e o ipê verde. No entanto, mesmo havendo períodos distintos para as floradas, nem sempre é uma regra. Isso porque as influências climáticas, como a incidência de chuvas interferem nas temporadas dos ipês e em alguns anos eles podem florescer ao mesmo tempo.
O coordenador do paisagismo do SSAM, Edilson Nunes Ferreira, afirma que os ipês alegram a paisagem urbana.
“Ter os ipês colorindo nossas paisagens é um prestígio para a nossa região. O encantamento que eles produzem é nítido. Basta nos atentarmos às redes sociais, onde frequentemente uma pessoa ou outra publica fotos das árvores de ipês. Ninguém quer publicar o que não faz bem e o que não é bonito. Os ipês são um benefício enorme a todos nós. Nos sentimos bem, sorrimos e nos alegramos diante de um exuberante ipê”, expressa.
A consultora de vendas, Jairiane Alves, aguarda ansiosamente pela época mais bonita do ano.
“Para mim é maravilhoso chegar no serviço e ver essas flores lindas. Quando chega o mês de julho para o finalzinho, eu já fico contando os dias porque eu sei que vai florir. Deixa a cidade mais linda, mais harmoniosa, perfeito”, elogia.
A ambulante Antonia Meire Miranda é dona de uma barraca de guaraná da Amazônia na VP7. Ela conta que mora no local há 23 anos e gosta muito de apreciar os ipês.
“Eu admiro, principalmente nessa época que está cheio de flores, acho lindo, tiro fotos. Cedinho vou lá e tiro fotos. Acho lindo demais. Cada ano, desde que começou a dar flor, eu tiro foto. Minha filha também gosta e como ela não está aqui, eu tiro e mando para ela”, revela.
Texto: Fabiana Alves
Fotos: Sara Lopes