Agosto Verde: Campanha de prevenção e combate à leishmaniose realiza ação no bairro Novo Planalto
Nesta terça-feira, 8, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e o Departamento de Endemias e Vigilância Ambiental realizaram ação referente à campanha Agosto Verde de prevenção e combate à Leishmaniose, Visceral e blitz educativa sobre os cuidados para evitar a disseminação da doença. A programação ocorreu no bairro Novo Planalto, próximo ao Parque São Jorge, e teve apoio do grupo Patinhas de Rua, que entregou ração para os participantes.
A ação foi dividida em duas frentes: os agentes de combate a endemias realizaram a blitz na comunidade, com entrega de panfletos, orientações quanto aos cuidados com os cães, principais hospedeiros da doença que atinge, também, os humanos, bem como convidando a população a participar da coleta de sangue dos cães para o exame de detecção de leishmaniose, realizada pelos agentes do CCZ.
O Departamento de Endemias disponibilizou 32 agentes para realizarem a blitz educativa no bairro. “A Coordenação de Endemias está integrada nessa campanha de combate à Leishmaniose, tendo em vista que essa semana vai ser toda dedicada a essa situação. A equipe de endemias está aí, de casa em casa, convidando, pedindo para as pessoas trazerem seus animais para fazerem a coleta de sangue. Assim como orientação sobre criadouros, sobre limpeza de quintal”, pontua Amadeu Moreira, Coordenador do departamento.
A dona de casa Elaine Soares levou os animais Look, de um ano, e a Fifi, de sete anos, para coletar sangue e fazer o exame de leishmaniose. “Eu achei muito interessante porque, às vezes, nem todo mundo quer levar para coleta porque fica com medo de dar alguma coisa, mas a gente tem que saber, né? Então, eu moro aqui. Muito bom o atendimento, muito atencioso”, ressalta.
Neriane Santos também aproveitou a ação bem perto da sua casa. Ela levou a Neguinha, de três anos, para fazer o teste pela primeira vez. “Eu soube dessa ação pela minha cunhada, que trabalha no meio da saúde. Eu nunca tinha trazido ela, mas como teve aqui no bairro, eu aproveitei e trouxe. O atendimento foi bom, tranquilo. É bom porque nem todo mundo tem disponibilidade de ir no local mais longe, às vezes, não tem transporte também. Aí, é bom para a população do bairro quando tem essa campanha”, destaca a moradora.
A programação do Agosto Verde segue nesta quarta-feira, 9, com realização de exame e panfletagem na Vila Itainópolis. No dia 10, será o Dia D, com blitz educativas em alguns semáforos da cidade, além de ação de coleta de sangue na Avenida 14, ao lado do Comercial Nova Jerusalém, no bairro Araguaia. A finalização da campanha será no dia 25, com ações de prevenção e combate, no São Félix I.
“Estamos com a educação em saúde, que é falar sobre a enfermidade, sobre as formas de prevenção. Os agentes de endemias estão nos apoiando, fazendo a orientação, de casa em casa, orientando as pessoas, explicando as formas de prevenção, que é o controle ambiental, uso de repelentes”, explica o Coordenador do CCZ, Flávio Ferreira da Silva.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Ronaldo Palheta e Karoline Bezerra