Semed/SMS: PSE retorna atividades em escolas do município
Na manhã da última segunda-feira, 07, o Programa Saúde na Escola (PSE) retornou com suas atividades nas escolas, aproveitando a volta às aulas neste segundo semestre. A ação foi realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria do Socorro Linhares, no bairro Araguaia. O programa é resultado da parceria entre Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Secretaria Municipal de Educação (Semed) e contou com o apoio da Unidade Básica de Saúde Edivan Xavier.
A coordenadora do PSE/ SMS, Tarcilene Varela, explica que os assuntos abordados foram saúde ocular, direitos humanos, doenças sexualmente transmissíveis e gravidez na adolescência.
“A gente tem um cuidado muito grande por causa dessa gravidez precoce, não intencional. Nesses bairros periféricos, a gente procura levar mais essas orientações com o apoio da escola, porque a escola informa pra gente, pra unidade de saúde, aquilo que precisamos abordar. Falamos também sobre saúde mental e esse assunto foi abordado em cada sala de acordo com o que a escola nos passou”, informa ressaltando que é como um Dia D do PSE na escola.
A ação contou com a participação de alunos do curso de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).
“Quando entrei estava na pandemia, então hoje foi um dia muito importante porque tudo que a gente aprendeu na teoria a gente colocou em prática hoje, que foram as 14 ações do Saúde na Escola, uma coisa que a gente trabalha muito, a educação em saúde. Quando cheguei hoje aqui as crianças vieram animadas para entender sobre o tema. Algumas não sabiam o básico sobre a dengue, que deve jogar fora água parada, por exemplo. A gente fez um caça tesouro com eles, para procurarem objetos com água e eles disseram que vão ensinar para os pais e isso marcou bastante, eles vão levar para a vida”, afirma Luana Matos, graduanda do 6º período do curso de Saúde Coletiva da Unifesspa.
O professor César Augusto Paro, do curso de Saúde Coletiva da Unifesspa, informa que a universidade já é parceira do programa desde o ano passado e tem buscado fortalecer e ampliar as ações do PSE no município.
“Dentro desse programa temos auxiliado um pouco a gestão do próprio programa a se organizar com os indicadores, assim como a gente tem feito ações de educação em saúde nas escolas, principalmente aquelas que as UBS têm dificuldade de fazer as 14 ações que têm que ser feitas todos os anos. Desde cedo estamos fazendo ações em todas as salas. A gente fica muito feliz porque ao mesmo tempo que a gente é um espaço de formação dos nossos estudantes, também é um espaço da gente poder contribuir com a comunidade marabaense”, frisa.
Jucilene Santos, coordenadora da escola, destaca que a ação atingiu cerca de 300 alunos e foi muito bem recebida tanto por alunos como por professores.
“Além de fazerem esse trabalho e conversarem com as crianças sobre vários assuntos relacionados à saúde, eles ainda fizeram uma reunião com os professores e deram uma oficina de fonoaudiologia, ensinou exercícios para fazerem com a voz, porque esse é nosso instrumento de trabalho, para termos cuidado. Foi excelente. Aqui na comunidade temos muitos alunos em situação de risco, de pobreza extrema, aí vem a questão da saúde bucal, da saúde do corpo, tudo isso foi abordado e com certeza eles vão repassar para os pais e a gente espera que tenha um resultado positivo”, enfatiza.
Texto: Fabiana Alves
Fotos: Secom e Nathália Costa