SMS: ACS e ACE recebem certificado do curso “Saúde com Agente”
Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate Endemias (ACE) de Marabá receberam o certificado de conclusão de curso “Saúde com Agente”, na noite de quinta-feira (10). O curso foi disponibilizado pelo Ministério da Saúde e Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e teve duração de um ano, garantindo mais capacitação para os profissionais desenvolverem o trabalho no município.
“Eles tiveram disciplinas como anatomia básica, fisiologia básica, onde desenvolveram essas habilidades. Essas disciplinas foram desenvolvidas na teoria e dentro do campo, com ações dentro da comunidade de prevenção e promoção à saúde de maneira geral. Também foram entregues kits com colete, avaliador de PA, glicose para que realizam esses atendimentos”, comenta o coordenador do Departamento Estratégia e Saúde da Família da SMS, Matheus Lemos.
O curso iniciou em agosto do ano passado e foi dividido em duas etapas: a primeira virtual em que alunos assistiram aulas com instrutores; a segunda de modo presencial com a parte prática. Ao todo, o curso abrangeu 244 profissionais entre ACS e ACE.
“Hoje é uma celebração do final do curso. Eles vem trabalhando e estudando para essa formação. Nós, da gestão, apostamos muito nisso, na evolução social, inclusive, preparando os servidores públicos para atender o usuário, lidar com eles, levar melhoria para o atendimento, qualificar cada vez mais. Investir no servidor é investir na população. Hoje, fazemos essa justa homenagem a todos os profissionais que traçaram esse ano inteiro para receber seu certificado”, comenta o vice-prefeito Luciano Dias.
Um dos participantes foi Edivaldo Alves Costa, 63 anos, que desenvolve o trabalho como ACE. “No começo, encontrei dificuldade sobre a parte online que é o mundo digital, fui um dos alunos que mais encontrei. Mas, resumindo, foi um curso de alta importância para nosso conhecimento porque agora temos domínio e técnica para lidar melhor com a população. Curso que nos trouxe grandeza de conhecimento e estou muito feliz e emocionado de ter concluído”, ressalta.
Para a ACS Marilene da Cruz, são muitas as melhorias que o curso vai levar para o seu trabalho na zona rural. “Foi muito gratificante para todos nós que somos da zona rural. A gente abrange a área da zona rural do Brejo do Meio, lá na vila. Somos uma equipe com 12 Agentes Comunitários de Saúde e para a gente foi muito útil passar pelo curso. Aprendemos mais e muita coisa. Um aprendizado que levaremos para as famílias da nossa área e para os Projetos de Assentamento”, comemora.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Sara Lopes