Sevop: Ponte na Vicinal Medalhão facilitará escoamento de produtos rurais
Na zona rural de Marabá, as obras da nova ponte da Vicinal Medalhão já foram finalizadas, beneficiando os moradores e cerca de 1600 agricultores da região no escoamento da produção de leite, abacaxi, macaxeira, farinha, plantio de maracujá, criação de aves, entre outros.
O presidente da Associação do Recanto dos Pássaros e Entorno (Acrepe), Edno Santiago, ressalta que a ponte ajudará na trafegabilidade. “Vai ajudar principalmente no inverno, que a gente sofria bastante com a ausência de uma ponte dessa qualidade. Facilita a escoação da produção como leite, abacaxi, produção de maracujá, limão, hortaliças”, pontua.
Ele explica que há muitos anos a comunidade tentava uma parceria com o Poder Público. “Dessa vez, através da nossa associação, fomos até o gabinete na Câmara Municipal, gabinete do vereador Aerton e a partir daí ele nos acompanhou junto com nossos gestores Tião Mirando e Luciano Dias. Eles abraçaram a causa e se sensibilizaram com a nossa comunidade e hoje está aqui, em menos de 60 dias essa obra, essa ponte. Na verdade, não é bem uma obra, isso aqui é quase um estilo de vida diferente agora para essa comunidade. Agora acredito que é uma nova fase pra gente escoar nossos produtos produzidos aqui”, comemora Edno, que também é criador de peixes e camarão de água doce.
A aposentada Antonina da Silva, moradora do local há oito anos, conta como era a vida da população antes da ponte. “Vai melhorar muito, com certeza, porque tinha tempo no inverno que ficava a pessoa sem passar aí. Precisava de rabeta, essas coisas, porque fica muito fundo aí. E aí com essa ponte com certeza o povo vai começar a passar despreocupado. A ponte era boa, mas era baixa. Ficava estreita a água pra passar e era bem baixinha. Logo, a água passava por cima dela e o povo não enxergava nem ela pra passar. Agora, com essa alta, com certeza vai dar certo”, expressa.
Texto: Fabiana Alves
Fotos: Karoline Bezerra e Wilielton Cardoso