Educação: Sesi inaugura nova Escola de Referência no município
Com a presença do Prefeito Tião Miranda e do vice-prefeito Luciano Dias, o Sesi Marabá inaugurou na terça-feira (22), a nova Escola de Referência que atenderá mais de 600 alunos na cidade. O novo espaço conta com infraestrutura moderna e processos educativos diferenciados voltados para o ensino da robótica, programação, ciências e plataformas adaptativas de aprendizagem.
“É uma escola de referência que atenderá vários alunos com alta tecnologia. É algo importante para a cidade e a gente fica feliz porque só vem a contribuir para todos. Parabenizo todos os responsáveis”, comenta o prefeito de Marabá Tião Miranda.
São 1.958,56 metros quadrados de área construída. As obras consistiram em três blocos térreos, com seis salas de aula e laboratórios. Também foi realizada uma ampliação na Unidade, com a construção de espaço multiuso, passarelas cobertas, área de circulação e bloco de Educação Infantil com piso tátil.
“É o Sesi apostando na cidade. O Sistema S é forte aqui. Cada vez que você soma para educação, você melhora a qualidade para os moradores da cidade. Uma escola diferente que aposta em tecnologia. Nessa era é importante agregar cada vez mais isso no dia a dia dos alunos porque é um ganho exponencial. Estamos felizes que o Sesi tenha investido em Marabá”, destaca o vice-prefeito Luciano Dias.
Segundo a gerente do SESI Marabá, Soraia Remor, a escola trabalhará a partir de uma metodologia baseada em competências STEAM, sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, e ênfase em educação tecnológica.
As Escolas SESI de Referência buscam possibilitar que os alunos consigam inovar, trabalhar em equipe e tenham uma melhor compreensão de como a tecnologia pode ser usada na resolução de problemas do dia a dia da sociedade, subsidiando ainda a escolha das carreiras e do futuro profissional.
“Os alunos terão mais autonomia para fazer o próprio aprendizado. Serão coordenadores da situação com mais possibilidade de se preparar para o mercado de trabalho. Vai dar um salto grande para comunidade marabaense. Serão protagonistas do ensino e terão uma aprendizagem com aulas práticas e teóricas”, explica a gerente.
A estudante Mariely Silva, 17 anos, que estuda no Sesi desde os 13, está animada com as mudanças. “Desde que entrei sempre gostei da estrutura, mas agora com as mudanças melhorará muito nosso desempenho tanto na sala de aula como fora. Um ensino diferente utilizando o espaço. A expectativa está alta porque a escola é de referência, algo novo para Marabá e para nós”, conta a menina.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Sara Lopes