Empreendedorismo: Encerrada a capacitação de barraqueiros, rabeteiros e pescadores no núcleo São Félix
Aconteceu na manhã desta sexta-feira, 25, o encerramento do trabalho de orientação e capacitação de barraqueiros, rabeteiros e pescadores do núcleo de São Félix Pioneiro, uma ação que durou dois dias e reuniu cerca de 50 profissionais.
A ação foi promovida pela Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Mineração, Ciência, Tecnologia (Sicom) e Secretaria Municipal de Turismo (Setur) com apoio da Secretaria Municipal de Segurança Institucional (SMSI) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), que realizaram palestras sobre motivação, Lei do Consumidor, Segurança e Empreendedorismo.
A presidente da Associação dos Barraqueiros e Rabeteiros, Cláudia Conceição Bento, em parceria com o vereador Raimundo da Silva Souza (Raimundinho do Comércio), solicitaram a ação que vai beneficiar os profissionais na busca de alternativas de criação de novas formas de renda, uma vez que a tradicional Praia do Geladinho, principal balneário da comunidade não surgiu ainda este ano.
“Esses trabalhadores tinham a praia como renda e agora de repente não aparece a praia, então a gente pediu para o prefeito que nos ajudasse e fomos com o secretário de Turismo para a gente poder achar um caminho, para poder essas pessoas terem as suas rendas, que sempre tiveram na época de veraneio, mas infelizmente a praia não saiu e a gente está procurando outras alternativas”, disse o parlamentar.
“A associação abrange três categorias, que são os rabeteiros, os ambulantes e os barraqueiros. Fechamos parceria com os órgãos da prefeitura para trazer cursos profissionalizantes para essa área, que abrange o veraneio, e também estamos buscando outras soluções porque como todo mundo sabe, a gente precisa buscar melhorias para o bairro e para os trabalhadores porque a maioria é de família humilde, de baixa renda, então a gente tem que trabalhar para tentar ajudar essa categoria”, afirmou Cláudia Bento, Presidente da Associação dos Barraqueiros e Rabeteiros.
Claudomir Cardoso Silva, trabalha como pescador e rabeteiro no período de verão na praia do Geladinho, mas neste ano ficou sem sua fonte de renda e teve que procurar alternativas para obter alguma renda, e com as palestras e orientações da Sicom, Semma e SMSI.
“Esse ano, a praia não saiu e o motivo também eu não sei, e ninguém sabe também se é por causa daqueles barcos que estão puxando a areia também. Ninguém sabe, alguma coisa aconteceu, e aí estamos recebendo as orientações para saber o que vamos fazer neste período”, relatou o pescador.
Nestes dois dias de encontro com os profissionais, a Secretaria de Turismo ofertou palestras. Entre elas uma apresentação sobre empreendedorismo com a proposta de que os pescadores, rabeteiros e barraqueiros pudessem criar novas alternativas de renda.
“Nós criamos um grupo de trabalho envolvendo várias secretarias para fazer o verão na Velha Marabá, na Praia do Tucunaré e a gente veio repetir aqui em São Félix. Infelizmente não saiu a praia ainda, mas nós estamos aqui pelo compromisso que fizemos com a comunidade. Nós vamos trazer para cá o treinamento, o curso de capacitação, dar o treinamento para esse pessoal, capacitar, treinar, porque eu acredito que eles têm que sair do amadorismo, entrar na nova fase de empreendedorismo”, observou Caetano Reis, titular da Sicom.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Karol Bezerra