7 de setembro: Escola Cristo Rei prometem levar apresentação especial para desfile Cívico-Militar
Na expectativa de fazer uma apresentação especial nos desfile de 7 de setembro, data que se comemora os 201 anos de independência do Brasil, a direção da escola de ensino fundamental Cristo Rei, no bairro Jardim União, intensificou os ensaios com os alunos e servidores. Na manhã desta terça, 29, a escola organizou os alunos em pelo menos oito pelotões para mais um ensaio pelas ruas dos bairros Jardim União, Liberdade e Independência. Com apoio da Guarda Municipal de Marabá (GMM), que faz parceria em projetos da escola há 5 anos, a Cristo Rei realizou o último ensaio geral antes do desfile oficial.
De acordo com agente da Guarda Edilson Amorim, a escola pretende surpreender o público. “Nós vamos mostrar uma apresentação diferente do ano passado na avenida, onde todos que estiverem assistindo vão se surpreender, pois vamos levar novidades apesar das dificuldades enfrentadas, mas planejamos um desfile bem diferenciado e representar bem o município”, disse Edilson Amorim.
Entre os alunos, o sentimento é um só, apresentar bem o desfile e destacar a escola na avenida. “A expectativa está muito boa para o 7 de setembro, aprendi a tocar o trompete há um mês para integrar a banda da escola e estou bastante ansioso”, relata o jovem Ramon Gonzaga.
Para a estudante Yane Dafiny Cunha da Silva, 6º ano, diz que também está com o coração a mil. “Estou bem ansiosa, pois é a primeira vez que vou desfilar e estou bastante nervosa também”, relata.
A escola já realiza os ensaios para o dia 7 de setembro desde fevereiro, preparando os alunos e servidores para o grande momento. “Dentro desse cronograma de 2023, nós começamos os ensaios internos em fevereiro e a Guarda Municipal sempre nos ajudando. Ensaiamos por segmentos e o pelotão dos servidores e, este ano, fizemos quatro culminância nas ruas e todos nós na expectativa querendo desfilar”, declarou Gleide Hartuique, diretora da escola.
O tradicional desfile na Avenida Antônio Maia vai acontecer no dia 7 de setembro com as escolas municipais e privadas, além de instituições entidades dos núcleos Nova Marabá, Cidade Nova e Marabá Pioneira, a partir das 8 horas da manhã.
O tema deste ano é inspirado no trecho da música ‘Aquarela’ do compositor Toquinho, cujo título é “a esperar pela gente o futuro estar“, fazendo uma rememória do desfile de 2022, o qual anunciou que nós vemos uma vida melhor no futuro, como forma de recompor os prejuízos pedagógicos em razão da pandemia.
O desfile no bairro de São Félix, no Novo Progresso, vai acontecer no dia 5 de setembro (terça-feira), com início às 7h30, na Avenida Magalhães Barata, com participação de escolas do núcleo de São Félix e Morada Nova, e órgãos de segurança como a Polícia Militar, Guarda Municipal e Exército.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio