Gestão em Saúde: Centro de Especialidades Integradas Dr. Antônio Pinheiro atende mais de 2500 pessoas por mês
Um espaço em que os pacientes têm à disposição 21 especialidades médicas, presenciais e não-presenciais, exames de mamografia e raio-x, Regulação, Tratamento Fora do Domicílio (TFD) e farmácia funciona no Centro de Especialidades Integradas (CEI) Dr. Antônio Pinheiro, no bairro Amapá, núcleo Cidade Nova.
Com 12 consultórios, o CEI atende, por mês, cerca de 2500 pessoas de Marabá e de municípios compactuados (Abel Figueiredo, Bom Jesus do Tocantins, Eldorado dos Carajás, Goianésia do Pará, Jacundá, Nova Ipixuna e Novo Repartimento). De janeiro a agosto deste ano, o Centro realizou mais de 15 mil atendimentos entre consultas e exames.
As especialidades presenciais disponibilizadas são Pediatria, Psicologia, Nutrição, Urologista, Dermatologia, Ginecologia Obstetrícia de alto risco, Medicinas de cabeça e pescoço, Cirurgia Vascular, Ortopedia, Otorrinolaringologista, Terapia Ocupacional, Neurologia e Fonoaudiologia. Além das especialidades de atendimento de forma presencial, há o serviço de telemedicina que faz o atendimento ao paciente on-line e garante mais 07 especialidades médicas (Pneumologista, Endocrinologista, Alergista, Gastroenterologista, Neurologista, Psiquiatra e Neuropediatra).
A gerente interina do CEI, Williene Amaral Cardoso, esclarece que para conseguir atendimento no Centro, o paciente deve inicialmente procurar as Unidades Básicas de Saúde e fazer uma consulta com o clínico geral, profissional responsável por analisar a necessidade de encaminhamento ao especialista.
“O primeiro procedimento é ir ao postinho de saúde para consultar com o médico. Caso o paciente necessite, após ter feito os procedimentos padrões, que tem o protocolo, fazer exames, avaliar. Se ele realmente necessitar, o médico responsável vai encaminhá-lo para uma especialidade. Ele não precisa vir direto aqui porque aqui o paciente que vem, já vem regulado pela Central de Regulação”, explicou.
O CEI oferece ainda os exames de Raio-X e mamografia e Tratamento Fora do Domicílio (TFD) e Regulação. Diariamente, em média, 60 a 80 pacientes passam por exames de Raio-X e 30 pacientes passam pela mamografia.
“Hoje o CEI vem atendendo uma demanda considerável dos números de exames de radiodiagnóstico. A demanda, de acordo com a época do ano, aumenta, Nós temos um segmento patológico muito grande que é estudado a partir do radiodiagnóstico. A demanda que nós temos é uma demanda que está sendo cumprida e com utilização de novos equipamentos”, explicou Thomas Couto, Tecnólogo em Radiologia/CEI.
Quem procura por atendimento das especialidades do CEI diz que se surpreendeu com o atendimento e com a competência dos profissionais.
“Foi marcada a consulta pela regulação, logo de imediato fomos chamados e estamos aqui para sermos atendidos. Não é a primeira vez e sempre que a gente vem é sempre bem recebido. Desde a recepção até o atendimento com o médico. Outras vezes também foi da mesma maneira, com agilidade, tudo com competência”, afirmou Denilson Serrano.
Além dos atendimentos realizados dentro do CEI, o médico especialista realiza o encaminhamento via TFD (Tratamento Fora do Domicílio), caso perceba a necessidade de atendimento fora do município ou cirurgia.
“Se houver essa necessidade, encaminhamos o paciente via TFD, cirurgia ou acompanhamento com fisioterapeuta, entre outros procedimentos. E caso o paciente já tenha em mãos os exames é preciso que os traga para termos um diagnóstico mais preciso”, explica Williene Amaral, Coordenadora Interina / CEI.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio e arquivo Secom