7 de setembro: Escola CMRio ensaia para desfile na zona rural, São Félix, Morada Nova e Marabá Pioneira
De 3 a 7 de setembro, os estudantes de Marabá realizam os tradicionais desfiles da Independência, em diferentes locais da cidade. Os quatro maiores desfiles acontecerão na Vila São José, no dia 3; São Félix, dia 5; Morada Nova, 6 e Marabá Pioneira, 7. A Escola CMRio participará dos quatro desfiles, demonstrando os projetos que acontecem na escola, com o tema “Coloreando a educação com equidade, esperança e oportunidade”.
Uma das mais animadas para a festa é a Hythala Gomes Marques, 17 anos, aluna comandante da fanfarra.
“Já participei ano passado como subcomandante e esse é o meu segundo e último ano. Como comandante é a primeira vez que participo. É um grande desafio por estar liderando e correria para ensaiar visando uma apresentação de excelência. Ano passado era uma coisa nova e fiquei muito nervosa com tudo, foi um grande desafio, mas é muito legal. A família toda irá me ver “, comenta a aluna do 3º ano.
A fanfarra da escola conta atualmente com 70 alunos. O desfile contará com 50 participantes para a zona urbana e 30 no desfile da zona rural.
“Nossos ensaios começaram na primeira semana de agosto e acontecem todas as terças e quintas. Na próxima quinta começa nossa agenda de desfiles pela cidade. Perspectiva é de animação e estão todos ansiosos porque passam o ano esperando esse grande momento. Toda cidade espera vê-los na avenida, o que já se transformou em um ícone do desfile em Marabá”, comenta Sergio Leonardo Pereira Coelho, supervisor militar responsável pela fanfarra.
A escola irá desfilar com 170 alunos divididos em quatro pelotões. Um pelotão com alunos do Ensino Fundamental, um do Ensino Médio, um pelotão dos clubes que representam os esportes. Desfilarão com os uniformes das modalidades, além de ciência, robótica, português e matemática. O último pelotão será composto pelos calouros que encerraram ano passado e representam os cursos que foram inseridos após na escola.
A aluna Giovana Soares Guedes, 14 anos, irá desfilar pela primeira vez e representará o clube de jiu jitsu.
“Primeira vez que vou desfilar, fui convidada a desfilar pelo clube. A expectativa está legal porque vou desfilar com o quimono e achei uma ideia boa, embora esteja muito calor, né? Gostando dos ensaios, estão pegando pesado pra fazermos bonito lá. Nunca vi o desfila na Velha Marabá , desfilei em outros lugares, mas nunca lá, estou animada”, comenta a estudante e atleta.
Gilda Rios Alves, diretora da escola, conta que essa expectativa contagia os pais e os vizinhos nos arredores da escola.
“Estão empolgados, pois é um evento que mexe com o colégio, é esperado pela comunidade toda. A comunidade toda vem para frente do colégio, pais trazem cadeira para ver o ensaio, o acesso à rua é fechado. Desde antes, já rola toda uma empolgação” comenta.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Sara Lopes