Assistência Social: Beneficiários do Bolsa Família devem realizar pesagem de crianças e gestantes
As famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família têm até o dia 27 de novembro para realizar a pesagem das crianças de até sete anos de idade e também gestantes. A ação é obrigatória para evitar o bloqueio do benefício.
O objetivo da pesagem é fazer o acompanhamento nutricional dos beneficiários, verificar o cartão de vacina da criança e se a gestante beneficiária está fazendo o pré-natal. Outro objetivo é confirmar se os beneficiários cumprem as exigências na área de saúde, conforme determinado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e de Combate à Fome.
“Queremos informar que Marabá teve um aumento muito significativo na pesagem do Bolsa Família. Nós estamos com 68,33% dos beneficiários pesados na última vigência, que foi a primeira de 2023. Mas a gente quer alcançar um número bem maior, a gente quer alcançar o maior número de beneficiários que a gente tem no município”, informou Maiana Stringari, Coordenadora Departamento de Nutrição e Saúde da Criança e Adolescente/SMS.
Quem ainda não realizou a pesagem das crianças de zero a 08 anos, deve se dirigir à Unidade Básica de Saúde (UBS) do Município mais próxima para a atualização dos dados. O prazo segue até novembro.
No ato do cadastramento, é necessária a apresentação do Cartão Bolsa Família, Cartão Sus, cartão de vacina das crianças atualizado e, no caso das gestantes, o cartão pré-natal. É importante ressaltar que quem não realizar a pesagem pode ter o benefício bloqueado.
“Convido a família para vir até a UBS para fazer a pesagem pela manhã e tarde pois é obrigatória para continuar o recebimento do benefício só não pode deixar de fazer”, observou Sara Araújo, gerente UBS Jaime Pinto.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio