Cidadania: Comissão Eleitoral faz reunião com candidatos para Conselhos Tutelares
Candidatos ao cargo de Conselheiros Tutelares em Marabá participaram na manhã desta segunda-feira, 4, de uma reunião convocada pela Comissão Eleitoral e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente, para apresentar os locais de votação e outras deliberações sobre o pleito de primeiro de outubro.
A reunião aconteceu no auditório da Casa dos Conselhos e contou com a participação de todos os 38 candidatos. A reunião foi coordenada pela presidente do CMDCA, a advogada Kelly Nocetti e pelo presidente da Comissão Eleitoral, Juarez Oliveira. Na próxima eleição, serão eleitos 10 conselheiros para um mandato de 4 anos.
“Nós estamos hoje a divulgar os pontos de votação que as pessoas poderão procurar e depositar o seu voto. Para as próximas etapas agora, vamos organizar o dia a dia da eleição, para que tudo ocorra com maior tranquilidade, para que as pessoas participem e escolham os 10 melhores candidatos que vão atuar no Conselho do Tutelar que é um órgão muito importante na defesa da política da criança e do adolescente”, destaca Juarez Oliveira, Presidente da Comissão Eleitoral.
A eleição para a escolha dos novos conselheiros tutelares será unificada em todo país e pela primeira vez será realizada com uso de urnas eletrônicas. Para a realização deste pleito foram disponibilizadas 62 urnas distribuídas em 44 polos de votação em todos os núcleos da cidade e também na zona rural, com 20 polos de votação.
“Sobre o local de votação, muitas vezes poderá não ser o mesmo que o eleitor votou para presidente, para prefeito, porque nós temos um número reduzido de urnas. Então, esse local de votação nós agrupamos por polo, via de regra, um local próximo ou o local que ele votava e nós estamos publicando na imprensa local, no site da prefeitura, vai estar no Instagram da SESPAC e em outros locais para ele identificar onde é esse local de votação”, explicou Juarez Oliveira.
A eleição acontece dia primeiro de outubro e o eleitor deve comparecer nos locais de votação munidos com seu título de eleitor e documento original com foto. A expectativa é que possam comparecer cerca de 25 mil eleitores. A presidente do Conselho de Direitos da Criança e Adolescente, falou da importância da eleição e pede o comparecimento de todos neste processo.
“Nós gostaríamos que a população participasse dessa escolha, porque votando você escolhe quem é o conselheiro tutelar do seu município, aquela pessoa que durante 4 anos vai defender os direitos e as garantias do direito da criança e do adolescente. Então, ele tem um papel fundamental e é muito importante que cada um de nós possamos analisar quem são os candidatos e escolher aquela pessoa que a gente entende, que tem perfil, que tem qualificação para exercer aquele cargo”, pontuou Kelly Nocetti Sevilha, presidente do CMDCA.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio