Semed: Escola Maria Luzia de Oliveira faz últimos preparativos para Desfile de 7 de setembro
Nesta terça-feira, 05, acontece o tradicional desfile em homenagem ao Dia da Pátria, no núcleo São Félix, organizado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) com o tema “A esperar pela gente o futuro está”.
O desfile em São Félix será na Avenida Magalhães Barata, no bairro Novo Progresso, com início às 7h30 da manhã, e contará com a participação de escolas do núcleo São Félix e Morada Nova, órgãos de segurança como a Polícia Militar, Guarda Municipal e Exército. A estrutura de palco já está montada no local do evento.
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Luzia de Oliveira, de São Félix Pioneiro, já finaliza os preparativos, com a confecção das roupas e últimos ensaios. A diretora da escola, Sueli Nascimento, conta como está a expectativa de todos.
“Estamos produzindo as fantasias aqui mesmo na escola, juntamente com alguns pais e crianças. A gente está oportunizando as crianças que não têm condições de comprar, de mandar fazer um vestido de conto de fadas, que não deixa de ser bonito com o material reciclado. A gente já está há mais de 30 dias nas preparações do nosso desfile. Vamos tratar de cinco subtemas, que a gente vai falar de reciclagem, conto de fadas, das profissões. A questão das profissões, que é o futuro de nossas crianças. A questão da reciclagem, aquilo que a gente planta hoje, que a gente recicla, cuida do nosso ambiente hoje pra que a gente possa colher tanto hoje quanto amanhã. É muito trabalho, muita correria, mas muito prazeroso ver o brilho nos olhos quando eles experimentam a roupa”, pontua.
Sueli comenta ainda que a escola trabalha os temas com eles em sala de aula. “Nós temos um projeto que estamos trabalhando em parceria com a Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM) que se chama Projeto Douradinho, a partir de um livro do Thiago Cascabulho com o título: Amiga Lata, Amigo Rio. Nós aproveitamos esse projeto para trabalhar a questão da reciclagem. Levamos as crianças nas margens do rio para verificar a questão de lixo, a reciclagem como um todo. E as profissões também, trabalhamos cada uma. Eles falaram que querem ser médico, professor, policial, mas a gente oportuniza eles que existem outras que também são importantes, do gari ao cozinheiro, ao médico, tudo é importante, faz diferença na sociedade”, expõe.
Serão cinco pelotões com cerca de 150 crianças com os subtemas reciclagem, contos de fadas, profissões, com uniforme da escola, entre outros. No começo dos pelotões haverá porta bandeira e comissão de frente trazendo o nome da escola. O aluno João Miguel Oliveira, 7 anos, relata que é a primeira vez que irá participar de um desfile de 7 de setembro.
“Vou vestir uniforme normal e botar um jaleco branco, representando um médico. Acho que vai ser legal, muito bom. Quando eu crescer eu vou ser policial, mas minha mãe mandou eu sair de médico. Eu gosto de desfilar, estou empolgado. Agora eu só vou relaxar e ir pro desfile. Eu vou desfilar bonito amanhã. Vou representar minha escola”, conclui.
Texto: Fabiana Alves
Fotos: Sara Lopes