Sete de setembro: Órgãos atuam para garantir segurança no Desfile Cívico-Militar
A Secretaria Municipal de Segurança Institucional (SMSI) já está pronta para garantir a segurança das autoridades, públicos e alunos no dia do desfile da Independência, que acontecerá na Avenida Antônio Maia, no dia 7 de setembro. O efetivo total será composto por cerca de 140 agentes.
O Departamento Municipal de Trânsito (DMTU) irá atuar com 60 agentes, 10 viaturas e sete motos.
“A Avenida Antônio Maia será fechada a partir das 6h na esquina com a Trav. João Passondas de Carvalho. A população será desviada para esquerda nessa mesma rua. Os veículos militares motorizados seguem na Travessa Augusto Dias, sendo desviados para a direita até a Rua 7 de junho e Av. Getúlio Vargas, onde desembarcam”, explica o agente Felix de Souza, coordenador de trânsito do DMTU.
O Departamento Municipal de Segurança Patrimonial (DMSP) irá atuar com 20 agentes na segurança do evento que ficarão posicionados no palco e entornos. Os agentes também participarão do desfile com 40 membros.
“É gratificante essa participação no desfile da Semana da Pátria porque aproxima o trabalho do dia a dia da instituição com a população. Esse contato efetivo reforça e intensifica os valores. É importante fortalecer esse nosso vínculo com a população”, descreve Josafá de Souza, coordenador do DMSP.
Já a Guarda Municipal de Marabá (GMM) irá atuar com cerca de 15 agentes que darão apoio ao DMTU e a possíveis ocorrências.
“Estaremos lá desde as 5 da manhã dando esse auxílio. Também iremos participar do desfile motorizado com 6 viaturas e 6 motos, além da participação do nosso pessoal que trabalha no projeto da escola Cristo Rei que dará auxílio aos alunos”, explica o Inspetor Wiliscley Leão, superintendente da GMM .
O titular da SMSI, Jair Guimarães, explica que foi feita uma divisão das atribuições com os outros órgãos de segurança, como Polícia Militar, Detran, Exército e Bombeiros.
“Temos toda uma organização no trânsito com agentes, cones, todo nosso plantel convocado para trabalhar. Todos os órgãos que fazem o braço da segurança vão estar juntos trabalhando. Manter a tranquilidade, normalidade e paz para ter um belo desfile. É um belo evento cívico da população e estamos todos preparados e organizados”, concluiu.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Secom
Drone: Wilienton Cardoso